Assinada portaria que estabelece política estadual do sangue

O documento estabelece ainda as condições da gestão compartilhada dos hemocentros regionais com os municípios sede

Por
· 1 min de leitura
Crédito:

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O governo do Estado publicou ontem (29) a Portaria 293/2019 que estabelece as diretrizes da política estadual do sangue e hemoderivados, bem como a organização e operacionalização da Rede Hemoterápica do Estado, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a coordenadora-adjunta do Hemocentro do Estado (Hemorgs), Kátia Brodt, "este é o primeiro documento que estabelece a política estadual do sangue e demonstra a importância que a Secretaria Estadual da Saúde dá para a área". 

 

O documento estabelece ainda as condições da gestão compartilhada dos hemocentros regionais com os municípios sede. Além do Hemorgs, com sede em Porto Alegre, a rede hemoterápica do Estado tem sete hemocentros regionais sediados nos municípios de Alegrete, Caxias do Sul, Cruz Alta, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santa Rosa. A assinatura aconteceu, na terça-feira (28), durante reunião com representantes do município de Passo Fundo, entre eles o prefeito Luciano de Azevedo e a secretária da Saúde Carla Gonçalves.


Divisão por portes
A hierarquização dos hemocentros seguirá níveis de complexidade. Segundo a portaria, são quatro portes. O porte aumenta conforme a quantidade de bolsas de sangue coletadas por dia e do serviço prestado. O porte 1, por exemplo, estipula o mínimo de 20 bolsas de sangue/dia, com serviços de coleta de sangue total, armazenamento e distribuição de hemocomponentes.
O porte 4, de complexidade máxima, prevê o mínimo de 50 bolsas de sangue por dia, com serviços de coleta de sangue total, exames inumohematológicos do doador e receptor, triagem sorológica, processamento, armazenamento e distribuição de hemocomponentes. O Hemocentro de Passo Fundo realiza os serviços de sorologia, por tanto, deve se enquadrar no porte 4.


Blitz Educativa do Maio Amarelo
O Hemocentro de Passo Fundo (Hemopasso) realizará nesta quinta-feira (30), atividades em alusão ao Maio Amarelo. Serão realizadas duas blitz de trânsito, às 10h e às 16h, em frente ao banco, na Avenida Sete de Setembro. O objetivo da ação é a prevenção e conscientização dos motoristas, já que acidentes de trânsito demandam bolsas de sangue.

Gostou? Compartilhe