Emoção marca homenagem às Irmãs de Notre Dame

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Uma tarde marcada por muita emoção no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa. Assim foi o Grande Expediente realizado pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) para celebrar os 90 anos da presença da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Notre Dame no Brasil e os 90 anos de fundação do Colégio Notre Dame de Passo Fundo.

Durante a homenagem, o Parlamento gaúcho rendeu seu reconhecimento ao exemplo de fé, dedicação e bondade das Irmãs que têm em Santa Júlia Billiart sua mãe espiritual. Em sua fala, Sossella apresentou um resumo da história de nove décadas da Congregação no Brasil e, principalmente, no Rio Grande do Sul.

Também foram destacados momentos da vida e da obra de Santa Júlia Billiart, a pedagoga camponesa da França que teve um trabalho humanitário e de evangelização reconhecido nos cinco continentes. Sua imagem foi colocada em lugar de destaque, sobre a mesa dos trabalhos, conduzidos pelo presidente da Assembleia, deputado Pedro Westphalen (PP).

Sossella saudou a Congregação nas pessoas da superiora provincial da Província de Santa Cruz, irmã Lori Steffen, da diretora do Colégio Notre Dame de Passo Fundo, irmã Ivanes Fillipin, da gestora dos Hospitais e Obras Social, irmã Silvana Ioner, e da superiora provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, de Canoas, irmã Renete Maria Cocco.

O parlamentar sintetizou o significado da obra das Irmãs ao afirmar: "Mais do que ter, é melhor ser. E mais do que ter e ser, o importante é fazer. Fazer com amor, fazer com o coração, fazer com competência, fazer com dedicação, fazer o bem sem olhar a quem. São 90 anos dedicados a melhorar a vida dos brasileiros e, principalmente dos gaúchos, além de formar gerações e gerações de passo-fundenses e de moradores de outras regiões do Estado", destacou o deputado trabalhista.

Na educação no Estado, estão presentes em Passo Fundo, com o Colégio Notre Dame, que foi a primeira fundação das Irmãs no Rio Grande do Sul e possui atualmente cerca de 1,5 mil alunos, com a Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel, com a Escola Notre Dame Menino Jesus, em Carazinho, com o Colégio Notre Dame Aparecida, em Pedro Osório, com a Escola Sagrado Coração de Jesus, em Júlio de Castilhos, com a Escola Maria Rainha, em São Lourenço do Sul, com a Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, em São Sepé, com o Colégio Madre Júlia, em Santa Maria, com a Escola Santa Catarina, e em Canoas, com o Colégio Maria Auxiliadora.

Na saúde, a Congregação administra instituições no município de Espumoso, com o Hospital Notre Dame São Sebastião, e de Não-Me-Toque, com o Hospital Notre Dame Júlia Billiart. E, nas próximas semanas, também assumirá a gestão do Hospital de Salto do Jacuí.

 

Gostou? Compartilhe