Influência da UPF no cenário econômico

Reitor palestrou para convidados, apresentando números da Instituição, além dos desafios e as metas para os próximos anos em reunião-almoço da CDL

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Educação, economia e crescimento: a influência da Universidade de Passo Fundo (UPF) no cenário econômico de Passo Fundo. Este foi o tema da reunião-almoço promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo nesta segunda-feira (24). Na oportunidade o reitor José Carlos Carles de Souza apresentou a Instituição, referindo os dados contábeis e econômicos, além de destacar os projetos, desafios, conquistas e metas para os próximos anos. A atividade contou com a presença dos vice-reitores Neusa Rocha, de Graduação, Bernadete Dalmolin, de Extensão e Assuntos Comunitários, e Agenor Meira Junior, Administrativo, além de professores, convidados, autoridades e lideranças locais.

Em sua abordagem, o professor José Carlos fez um breve histórico dos momentos marcantes da Universidade, passando pelos projetos externos e internos, os números e o crescimento da instituição a partir de uma gestão inovadora e participativa. O reitor também destacou as novas conquistas, como o Parque Científico e Tecnológico e a importância dos serviços prestados pela Instituição para a comunidade no Ambulatório da Faculdade de Medicina, no Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros (Sarle), no Balcão do Consumidor e em outros setores. Na apresentação, o reitor ressaltou as metas da Universidade, como novos cursos de doutorado e a classificação da Instituição entre as três melhores universidades comunitárias do Estado.
Para o reitor, a reunião-almoço é uma oportunidade de apresentar à comunidade, neste momento em que a UPF comemora 45 anos, os números do seu crescimento e desenvolvimento e a participação na economia local. “Aproveitamos essa oportunidade para abordar e apresentar questões da nossa Instituição, a partir do contexto histórico, passando por uma rápida visão da estrutura e dos dados relevantes, os números expressivos da UPF, que refletem diretamente na economia de Passo Fundo e região”, destacou.

Instituição consolidada
De acordo com o prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo poucas cidades do Estado tem a oportunidade de poder contar com uma instituição de ensino superior consolidada e com envolvimento comunitário, como é o caso da relação entre a UPF e o município de Passo Fundo. Em sua opinião, a Universidade tem demonstrado ao longo dos anos o comprometimento com as causas da realidade em que está inserida, acrescentando e melhorando as condições de vida de todos os cidadãos. “A UPF tem se constituído no grande celeiro intelectual e um motor que impulsiona o município de Passo Fundo e toda a região rumo ao desenvolvimento. Acreditamos na parceria entre a Prefeitura e a UPF, beneficiando todos os setores da comunidade e temos procurado concretizar esses trabalhos conjuntos”, frisou.

Na opinião da presidente da CDL Zoila Medeiros, o espaço aberto para a UPF representa uma ferramenta para que a contribuição da Instituição para a região seja cada vez mais reconhecida. “Sabemos que a UPF traz muitos benefícios para o município e esta é uma oportunidade para que lideranças possam conhecer um pouco mais sobre a influência e contribuição da Instituição para a comunidade”, observou, destacando que uma placa em homenagem à UPF também foi entregue ao reitor.

Gostou? Compartilhe