O ano da paz, saúde e beleza

As previsões de Carlos Magno para a regência de Xapanã, Oxalá e Oxum

Por
· 2 min de leitura
Carlos Magno com os regentes de 2020

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Fartura, paz, saúde, beleza, ouro, fertilidade e vaidade. Essas as expressões mais utilizadas pelo o espiritualista Carlos Magno Berra para explicar as regências do novo ano: Xapanã, Oxalá e Oxum ‘mandam’ em 2020. Isso, claro, segundo a Nação Africana cultuada no Rio Grande do Sul. É o conhecido Batuque, conforme a obra do conceituado antropólogo Norton Corrêa. Por que os três regem o ano? Ocorre que cada Orixá do panteo africano tem um dia da semana. “Como 2020 inicia numa quarta-feira, e esse é o dia desses três orixás, eles serão os regentes do ano”, esclarece Carlos Magno, Embaixador do Afroconesul em Portugal, onde mantém residência fixa, ele tem forte atuação no Brasil. Magno há 34 anos interpreta as regências anuais para O Nacional e, ainda, na leitura dos búzios traz as previsões para o ano que está chegando. As religiões afro podem apresentar múltiplas interpretações, pois em suas linhas surgem datas e significados diferenciados. Magno segue a Nação de Oyó, um lado africano fortemente cultuado no Rio Grande do Sul. Essa linha veio da África Ocidental, tendo por origem a cidade de Oyó. 

Xapanã
Xapanã é o Deus da saúde, da cura e das enfermidades. Assim, 2020 vai ser um ano para curar as moléstias. É sincretizado como São Lázaro. Sua cor é a lilás e o número é 7.

Oxalá
Deus da Paz, fartura, união e fecundação. No sincretismo Oxalá representa o Menino Jesus de Praga. Quem rege o ano é o Oxalá Novo, da quarta-feira. É um dos orixás mais respeitados do Panteo Africano. Sua cor é a branca seu número é 8 e seus múltiplos.

Oxum
Sincretizada como Nossa Senhora da Glória, Oxum é a Deusa do Sol, do amor, do ouro, da beleza, da fertilidade, das crianças e da vaidade. Sua cor é a amarela ouro e seu número o 8 e múltiplos.

As dicas de Magno para a virada

As cores
Branco, lilás e amarelo são as cores para 2020. Para o réveillon sugere roupas claras, especialmente o branco com alguns detalhes em lilás e dourado. Isso vale para roupas íntimas que, preferencialmente devem ser brancas, mas, com criatividade, podem ter algumas variações em amarelo e lilás.

A mesa no réveillon
Em homenagem a Xapanã, ameixas vermelhas, paçoquinha de amendoim, pé-de-moleque e doces à base de amendoim. Oxalá pede canjica branca, coco, arroz doce, cocada branca, manjar e melão. Já para agradar Oxum se coloca à mesa quindim, fios de ovos, papo de anjo, canjica amarela, mamão e carambola.

As flores
Para Xapanã orquídeas lilás e violetas. Para Oxalá lírios brancos, rosas brancas e orquídeas brancas. E para Oxum lírios amarelos, crisântemos amarelos, rosas amarelas e orquídeas também amarelas.

Bebidas
Além dos sucos das frutas dos orixás regentes, não pode faltar a água de coco do Onipotente Oxalá.


Que tal um banho de mel antes da virada?

Para manter as boas energias, Pai Magno explicou a sequência correta para um banho de mel em preparação à chegada do novo ano. Após o banho habitual, desligue o chuveiro e passe mel em todo o corpo, mas somente abaixo do pescoço. Nesse processo faça pedidos de doçura na vida, saúde, prosperidade nos negócios e amor. Peça por boas energias, pois o mel atrai energias positivas. Após passar mel e fazer os seus pedidos, entre numa bacia de porte considerável, abra o chuveiro e retire todo o mel do corpo pedindo a Oxum, Deusa das Águas, que esfrie todas as energias ruins. Assim, estará trazendo amor, paz e saúde. Mas atenção! A água que ficar na bacia deve ter um destino correto e permanecer próximo ao seu lar. Por isso deve ser despejada nos fundos da casa em um gramado. Em caso de apartamento, pode ser em um vaso com plantas. Porém, nos dois casos, as plantas não podem ter espinhos. Enquanto despeja a água, peça para Oxum segurar todas as energias dentro da sua casa.

Gostou? Compartilhe