Rede de fibra óptica para internet nas escolas municipais é instalada

A instalação contempla a parte administrativa das escolas

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A Prefeitura de Passo Fundo iniciou a implantação da rede de fibra óptica nas 35 escolas municipais de ensino fundamental. O aprimoramento interliga todas as escolas com o centro administrativo municipal. Todo o processo está sendo realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Secretaria de Educação. 

Nesta primeira etapa, a instalação contempla a parte administrativa das escolas, com o intuito de ajudar os trabalhos da equipe de diretores, coordenadores e professores. O acesso aos sistemas informatizados da administração municipal fica mais rápido, seguro e com maior disponibilidade. Para a diretora da escola Eloy Pinheiro Machado, Marinilza de Farias Santos, a melhoria das condições só traz benefícios. “Toda a secretaria recebeu a fibra óptica para atender a demanda administrativa. Agora temos um suporte bom para internet, muitas coias antes precisávamos levar para casa. Estamos muito felizes”, observou. 

A mudança vem pelo fato de que, até então, as escolas municipais apresentavam uma conexão limitada para navegação na internet, dificultando tarefas diárias que precisam ser realizadas pela rede. Com a fibra óptica a conexão fica quatro vezes mais rápida, com diminuição no tempo para receber ou enviar informações, ampliando as possibilidades de uso para fins administrativos.

“Trata-se de um grande esforço da administração pública municipal no sentido de investir em uma área que promove o acesso de forma rápida à informação e ao conhecimento global. Através da fibra óptica, as escolas vão poder estar mais conectadas com tudo que acontece de forma imediata, qualificando ainda mais a educação oferecida na rede pública municipal de ensino”, destacou o secretário de Educação, Edemilson Brandão. 

A fibra óptica também permitirá futuramente a ampliação da rede de câmeras de segurança das escolas e a comunicação telefônica poderá ser feita por voz sobre IP (VoIP), gerando economia para as unidades e para o governo municipal. 

Gostou? Compartilhe