Corpo de advogado será enterrado hoje à tarde

Por
· 3 min de leitura
Osmar Teixeira morreu ontem em Porto Alegre Crédito: Osmar Teixeira morreu ontem em Porto Alegre Crédito:
Osmar Teixeira morreu ontem em Porto Alegre Crédito:

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O corpo do advogado José Osmar Teixeira está sendo velado, desde o início da madrugada de hoje, na sala Emeralda do Memorial Vera Cruz. Ele faleceu por volta das 13h de ontem, aos 67 anos,  no hospital da PUC, em Porto Alegre, onde estava internado havia cerca de 15 dias. Teixiera lutava contra um câncer há pelo menos quatro meses. O sepultamento está marcado para às 17h, no cemitério Jardim da Paz.

Natural de Lagoa Vermelha, Osmar  era formado em Direito pela Universidade de Passo Fundo, e mestre  na área do Direito de Estado, pela Universidade Federal do Paraná. Considerado um dos principais juristas de Passo Fundo,  atuou por vários anos como professor na Universidade de Passo Fundo. Também coordenou a Assessoria Jurídica da Universidade, entre 98 e a 2002. Foi diretor substituto da Faculdade de Direito, em 1996 e reeleito em agosto de 1998 até o ano de 2002.

Osmar Teixeira também teve participação decisiva e efetiva em diversos segmentos da sociedade em Passo Fundo. Entre 83 a 85 presidiu a Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil, Subesecção de Passo Fundo. Ainda primeira década dos anos 80,  fundou e presidiu a Associação dos Profissionais Liberais do Planalto. Nos anos 90, foi procurador-geral do município de Passo Fundo e auditor geal  da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, além de membro fundador da Associação Comerecial, Industrial, de Serviços e Agricultura de Passo Fundo (Acisa).

Prefeitura decreta luto oficial

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento do Advogado e Ex- Procurador Geral do Município, José Osmar Teixeira, aos 67 anos, ocorrido nessa terça-feira, dia 31 de Outubro. Dr. Osmar Teixeira atuava como advogado desde 1975. Deixa os filhos, Albano e Valentina e a esposa Carla.

 

Comoção no meio jurídico

Colegas advogados, ex-alunos e políticos lamentaram profundamente a morte prematura de um dos maiores profissionais do direito que Passo Fundo teve. O ex-prefeito de Passo Fundo Airton Lângaro Dipp, em depoimento à Rádio Uirapuru, também fez questão de falar sobre o momento triste da partida de uma referência para a cidade e região. Dipp lembrou com carinho das conversas com o advogado, que tinha opinião formada para vários assuntos, além da advocacia.

O vice-diretor da Faculdade de Direito da UPF, Edemar Vianei Daudt, lembrou que Osmar, que sua orientação jurídica sempre foi muito firme, assim como seus posicionamentos. O advogado Dárcio Vieira Marques, relembrou o início da carreira de Osmar Teixeira, do qual foi professor no curso de Direito. Descrito por ele como um aluno brilhante, dedicado e interessado desde cedo por assuntos políticos, Dárcio relembrou grandes atuações do jurista que tinha muita garra em defender quem precisasse da justiça. Confira os depoimentos dados ao Jornal O Nacional:

 

Amigo e conselheiro

"Dr. Osmar Teixeira, amigo, conselheiro, brilhante advogado, marcou a vida das pessoas  que tiveram o oportunidade de conviver e compartilhar sonhos, ideais e em muitas situações sempre tinha uma palavra amiga, uma opinião e uma sugestão de qual seria o melhor caminho a seguir. Tive o prazer de dividir com ele a participação do Programa Sem Segredo, apresentado pela Zulmara Colussi na Rádio Uirapuru, talvez tenha sido sua última participação na Rádio. Lembro que tínhamos pontos de vistas diferentes no assunto em que debatíamos. Em nosso debate não ouve vencidos e nem vencedores. Sentirei falta de caminhar ao seu lado  e ouvir suas histórias e falar do futuro."

Adriano José da Silva

 

Combativo

Uma perda lastimável. Dr. José Osmar Teixeira foi para mim, mais do que um mestre, foi um amigo sempre generoso e solidário comigo. Suas aulas não se limitaram a sala de aula. É triste perder um amigo. A comunidade jurídica perde um advogado inteligente, combativo e generoso.

Julio Cesar Pacheco

 

Envolvimento com a cidade

Lamento profundamente a perda do Dr. Osmar Teixeira. Foi um grande passo-fundense, sempre envolvido com as questões da cidade. Era alguém que gostava muito de Passo Fundo, a terra que ele escolheu para viver. Além disso, minha família perde um amigo querido, por quem tínhamos grande consideração.

Prefeito Luciano Azevedo

 

Inteligência

“Certamente a lembrança do ex-colega da turma do Direito -1975, Osmar Teixeira, é de um advogado inteligente e esforçado, entre os mais meritórios. O cenário jurídico da Comarca perde um grande nome”.

Celestino Meneghini

 

Talento

Osmar Teixeira era uma pessoa obstinada, firme em seus propósitos. Era um amigo íntegro, inteiro e intenso. Era inconformado com o que julgava ser errado e não temia desafios, ao contrário, movia-se por eles. Agradeço a Deus por tê-lo sempre como amigo! Também agradeço a Deus a oportunidade que recebi de ter trabalhado com ele, podendo desfrutar do seu talento, da sua ousadia e da sua competência. Tê-lo como mentor em vários momentos da minha atividade profissional, foi um privilégio!

André Leandro Barbi de Souza

Gostou? Compartilhe