Estoque de sangue tipo O positivo está em situação crítica

Por
· 1 min de leitura
Sangue do tipo O positivo é o mais requisitadoSangue do tipo O positivo é o mais requisitado
Sangue do tipo O positivo é o mais requisitado

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Nas últimas duas semanas, o estoque de sangue no Hemopasso da cidade sofreu uma redução de 20%. Beirando o fim do estoque, o tipo sanguíneo O positivo é o que está em situação mais crítica. A pessoa com sangue O positivo recebe doação de pessoas com o mesmo tipo sanguíneio e também de O negativos. No entanto, ela pode dora para os tipos A, B, AB e O, todos positivos.

Responsável pela coordenação de captação de doadores, Alexandra Mazzoca, explica que o Centro conta com uma média de doadores que suprem a demanda, contudo, o último feriado contribuiu para a redução na doação. “Nossa preocupação atual é com o sangue O positivo, que por apresentar uma alta incidência na população, consequentemente é o tipo sanguíneo que mais sai, e por isso é o que mais precisa de doadores”.

Os demais grupos sanguíneos estão com o estoque desejado, contudo, o tipo A negativo está com o estoque baixo, mas não tão crítico. “Reforçamos que é necessário fortalecer as ações que estimulem a doação voluntária para o constante aumento do estoque dos demais grupos”, adverte a coordenadora.

Processo de doação e recomendações

De acordo com recomendação do Ministério da Saúde são potenciais doadores pessoas com mais de 16 anos (até os 18 com autorização do responsável) e até 69 anos que pesam no mínimo 50 quilos (kg) e em bom estado de saúde.
Além disso, o Ministério sugere que o doador esteja descansado, e adverte que o mesmo, não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não esteja de jejum. Homens podem fazer quatro doações anuais e mulheres três. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
O processo de doação é dividido em etapas - primeiro o potencial doador realiza o seu cadastro junto ao Hemopasso, após realiza-se uma triagem hematológica, e triagem clínica por meio de entrevista, para posterior ingestão de um lanche, antes da coleta de sangue. O horário para doação de sangue do Hemopasso é de segunda a sexta, das 8h às 14h30min. Agendamento prévio de doação pode ser realizado pelo contato (54) 3311-1427.

 

Gostou? Compartilhe