Projeto de educação financeira nas escolas

Essa ação pedagógica está relacionada ao Programa de Educação Financeira nas Escolas, que faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF)

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O projeto de extensão “Educação financeira, endividamento e gestão das finanças pessoais”, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), realizou mais uma ação pedagógica. O projeto, coordenado pelo professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Dr. Ginez de Campos, abrange diretrizes do Programa de Educação Financeira nas Escolas, que faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

A ação pedagógica foi desenvolvida no dia 16 de maio, com cinquenta alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Cecy Leite Costa. No dia 9 de abril, foi realizada uma oficina de formação de professores na mesma escola. Uma oficina de formação de professores também foi promovida, no dia 5 de maio, na Escola Estadual de Ensino Médio Adelino Pereira Simões. Além disso, uma oficina com os alunos acontecerá nessa escola no dia 6 de junho.   

Essa ação pedagógica está relacionada ao Programa de Educação Financeira nas Escolas, que faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que foi instituída em dezembro de 2010, por meio do Decreto Presidencial nº 7.397. A ENEF é uma política pública de âmbito nacional que reconhece a educação financeira como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do país.  

Para dar suporte às ações desse programa, foi instituída a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), que é a organização responsável pela coordenação e execução dos projetos da ENEF em todo Brasil. Por conta dessa Estratégia Nacional, o MEC resolveu apoiar a inserção da educação financeira nos temas da atualidade sugeridos para compor a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) das escolas de educação básica por determinação do Plano Nacional de Educação (PNE).    

Metodologia de trabalho

A equipe responsável pelo desenvolvimento dessa ação específica conta também com a colaboração voluntária da professora da Feac, Amanda Guareschi, além da participação do acadêmico Alexandre Denardi, que é bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários (Paidex) da UPF.

A metodologia desenvolvida nessas escolas-piloto tem como referência o desenvolvimento de oficinas de formação e capacitação de professores e alunos visando inserir o tema da educação financeira na proposta pedagógica da escola. A abordagem transversal da educação financeira proporcionará a tematização de noções básicas de economia e de gestão das finanças pessoais articulados com as disciplinas do currículo escolar das escolas.

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