Profissionais recebem mimo em comemoração à Semana da Enfermagem

Por
· 2 min de leitura
Profissionais retiraram as suculentas nas saídas dos turnos de trabalho (Foto Assessoria de Imprensa HSVP/Caroline Silvestro)Profissionais retiraram as suculentas nas saídas dos turnos de trabalho (Foto Assessoria de Imprensa HSVP/Caroline Silvestro)
Profissionais retiraram as suculentas nas saídas dos turnos de trabalho (Foto Assessoria de Imprensa HSVP/Caroline Silvestro)
Você prefere ouvir essa matéria?

A Enfermagem é uma das equipes profissionais fundamentais quando falamos em assistência à saúde. Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem prestam cuidados diários essenciais no amparo à vida. No mês de maio, de 12 a 20, comemoramos a Semana da Enfermagem, criada para homenagear esses profissionais que tanto se dedicam no cuidado ao próximo. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, por meio da Gerência de Enfermagem e Grupo de Enfermeiros, diversas ações foram pensadas para agradecer e parabenizar estes profissionais, que também, neste momento de pandemia, vem se dedicando, há um ano, no combate da Covid-19.

Enfermagem: mãos que amparam a vida, foi o tema escolhido para a Semana da Enfermagem do HSVP em 2021. No dia 12 de maio, Dia do Enfermeiro e Dia Mundial da Enfermagem, os profissionais foram recebidos com murais que continham mensagens enviadas pelos pacientes, agradecendo pelo cuidado prestado. Ainda, foram colocados cartazes e banners, com o apoio da Âncora, Feiras e Eventos, com o tema da semana e mensagem de agradecimento. A Pastoral Hospitalar, por meio dos capelães Pe. Fábio de Moraes e Pe. Saulo Tonini e o coordenador de Pastoral Miguel Ângelo Ramos, realizaram uma oração, pedindo as bênçãos de Deus para os profissionais! A oração foi feita na Gerência de Enfermagem e estendida à toda equipe de Enfermagem.

 Seguindo com a programação, na segunda, 17 de maio, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem receberam uma suculenta. “As plantas são um símbolo da vida, e por isso, escolhemos elas para homenageá-los nesta semana, que assim como a vida, precisam ser cuidadas, e mais, este presente simboliza a força de vocês profissionais da Enfermagem”, destaca o Gerente de Enfermagem do HSVP, José Olavo Lupatini Filho.

As suculentas são plantas que apresentam raiz, caule e folhas adaptadas com a finalidade de permitir o armazenamento de água em maiores quantidades que as plantas comuns. Como resultado, possuem uma resistência a diversos tipos de ambientes, sejam eles áridos, secos ou que necessitam de longos períodos sem água. Essa característica é considerada um superpoder da planta que torna sua sobrevivência possível. Como a suculenta, a Enfermagem enfrenta todos os dias, muitas dificuldades e sobrevive, forte. “Sua capacidade de armazenamento é de compaixão, empatia, amor e cuidado, também considerado um superpoder. Assim como a planta, os profissionais são fortes, resistentes e nunca perdem a beleza do olhar. Ao cuidar da suculenta, os enfermeiros e técnicos vão lembrar do gesto diário do amparo à vida que prestam. A vida precisa do amparo da Enfermagem”, enaltece.

A entrega do mimo contou com o auxílio do Grupo de Enfermeiros e da parceria da Floricultura Terra e Cor. Ao retirar a suculenta, os profissionais saiam radiantes. “Quem escolhe essa profissão tem o dom de cuidar, de acompanhar, de estar próximo de pessoas nos momentos que elas mais precisam. Em condições adversas e difíceis como a que estamos vivendo é que se destacam os mais, pois enquanto as pessoas permanecem afastadas de suas atividades, com medo do que pode acontecer, a enfermagem está na linha de frente, enfrentando todas as adversidades, com um único propósito: ajudar a salvar vidas. Parabéns a toda Enfermagem do HSVP”, cumprimenta José Olavo.

Até o dia 20 de maio, mais ações irão acontecer no Hospital, celebrando a Semana da Enfermagem.


Gostou? Compartilhe