UPF inaugura nova piscina térmica

Piscina térmica, vinculada à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, passou por reformulação

Por
· 2 min de leitura
A piscina tem capacidade para 600 mil litros (Foto: Camila Guedes/Divulgação UPF)A piscina tem capacidade para 600 mil litros (Foto: Camila Guedes/Divulgação UPF)
A piscina tem capacidade para 600 mil litros (Foto: Camila Guedes/Divulgação UPF)
Você prefere ouvir essa matéria?

Com uma área construída de 1.071 m² e capacidade para 600 mil litros, a nova Piscina Térmica da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF) foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 10 de junho. A estrutura de 25 metros por 12, possui seis raias com intervalos de dois metros cada, classificando o espaço para competições estaduais. A nova piscina servirá de espaço para formação e qualificação dos acadêmicos, mas também estará aberta para a comunidade geral. Em breve, a Faculdade divulgará as modalidades ofertadas e os valores dos pacotes.

A piscina conta agora com uma cobertura com inclinação adequada para instalação de painéis fotovoltaicos, com capacidade de geração de 56 quilowatts; bordas reformadas para proporcionar uma maior profundidade; redimensionamento do número de janelas e redução do peitoril, para proporcionar maior permeabilidade visual e melhoria da ventilação; além de reformulação dos vestiários, fechamentos laterais e cobertura com telhas tipo sanduíche para melhoria da condição térmica; uma nova fachada e sala de convivência e observação das atividades.

A solenidade de inauguração contou com a presença da Reitoria, professores, coordenadores e representante da comunidade acadêmica. Em sua fala, o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professor Dr. Luiz Fernando Pereira Neto, destacou o esforço de todos para que a obra fosse planejada e concluída, mesmo diante de um cenário desafiador. “Essa é uma obra que nos mostra uma nova Universidade, sustentável e preparada. Essa revitalização integra uma macroideia de maximização de atividades dentro do próprio campus, incluindo toda a região e mostrando a grandeza da nossa Instituição para todo o país”, observou.

A reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, agradeceu o trabalho de toda a equipe, a dedicação dos professores, funcionários e acadêmicos para que a ideia da nova piscina se tornasse realidade. Ela destacou que o novo espaço demonstra e expressa o compromisso da Instituição com a revitalização e reconstrução, seja de espaços físicos ou de estruturas curriculares.

O vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, observou que a reforma realizada dá a UPF uma estrutura presente em poucos cursos do Rio Grande do Sul. “Uma estrutura que nos coloca em destaque no Estado e no país e que agora, por meio da pesquisa e da extensão, ajudará a levar para a comunidade os projetos desenvolvidos. Queremos que esse espaço seja de vida e uma ferramenta para formar profissionais, assim como atender as demandas locais e regionais”, ponderou.

Formação e qualidade de vida

A nova piscina também estará disponível para a comunidade. A partir de oficinas e modalidades de natação, qualquer interessado poderá usufruir do espaço. A ideia é que os serviços sejam oferecidos no segundo semestre, por isso, em breve a coordenação informará o público em geral a respeito de datas, horários e valores.

A partir de agora, as diversas atividades desenvolvidas para e com a comunidade serão ainda mais fortes, conforme a diretora da Feff, professora Me. Andréa Bona. “Somos um espaço aberto para a comunidade e motivado a continuar se reinventando e, com isso, inserido cada vez mais a Universidade na comunidade. Temos uma estrutura física e humana única no interior do Estado, movidos por um projeto feito por todos e disponível para todos”, destacou.

Representando os estudantes, o presidente do Diretório Acadêmico, Rafael Veiga Machado, relatou o orgulho em fazer parte da história do curso. Com a nova estrutura, mais qualificada, ele destacou que os acadêmicos estão mais motivados e empolgados.

Para informações sobre pacotes de atividades, oficinas e ações que serão oferecidas para a comunidade, a direção disponibiliza o telefone (54) 3316-8380

Gostou? Compartilhe