Arte e cultura na programação

Atividades para a próxima semana incluem música, cinema, literatura e artes visuais

Escrito por
,
em
Documentário ?EURoeGildíssima?EUR?, com exibição nesta quarta-feira (15), resgata a história da jornalista Gilda Marinho

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Grupo Sambah!

O samba é considerado "Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade” e também o cartão de visita do Brasil. A missão do Grupo Sambah! de Passo Fundo é resgatar valores da cultura brasileira apresentando clássicos e atuais do Samba de Raiz e da MPB. Seguindo esta ideia, em um show nostálgico e contagiante, o grupo apresenta neste sábado (11) releituras de compositores consagrados do cenário nacional e também regional. O show está marcado para começar às 23h, no Maktub (Rua Independência, 473). Ingressos na hora custam R$ 20. Reservas pelo fone (54) 3632-6050.

Cineclub ao ar livre

Na América Latina, apenas o Uruguai, a Guiana Francesa, Cuba e a Cidade do México têm legislação que garante o aborto legal. No entanto, com a nova postura da Argentina, a favor da decisão autônoma da mulher, isso pode ter impacto entre os vizinhos e pressionar mais debates acerca da descriminalização do aborto nos países da região, como o Brasil. Por isso, sabendo que mulheres de toda a América Latina têm se mobilizado pelo direito ao aborto legal, seguro e gratuito, e para auxiliar nesse debate, o Diretório Central de Estudantes da Universidade de Passo Fundo (DCE/UPF) convida toda a comunidade interessada no assunto para um cinedebate, ao ar livre, com exibição do documentário “O Aborto dos Outros”. É nesta segunda-feira (13), a partir das 17h30, em frente ao DCE UPF. A iniciativa é uma parceria com o Projeto de Extensão Ponto de Cinema UPF e é gratuita.

Oficina literária

O Sesc Passo Fundo realiza nesta terça e quarta-feira (14 e 15) mais uma de suas oficinas literárias. Desta vez, o tema central será a representatividade. Com o título "Por mais diversidade de vozes e cores na literatura", os encontros acontecerão às 9h e 14h e terão como palestrante o poeta Ronald Augusto, que tem mais de 30 anos dedicados à literatura. O foco central da oficina é a produção literária negra brasileira. Augusto falará sobre seu trabalho e a relação que mantém com a tradição dos escritores negros em busca de afirmação no universo da literatura. Os participantes terão momentos com leitura de poesias escritas por autores negros e discutirão o problema do racismo na sociedade brasileira. A ideia é divulgar a produção desses autores na tentativa de conquistar mais leitores e mais diversidade para o ambiente literário em nosso país. Voltados para alunos da rede pública de ensino, os eventos serão no Teatro do Sesc e em escolas da rede pública. A entrada é gratuita mediante agendamento pelo telefone (54) 3313-4318.

Semana das Artes Visuais

Os cursos de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem, entre esta segunda (13) e sexta-feira (17), a Semana das Artes Visuais. As atividades ocorrem no Portal das Linguagens, no Campus I da UPF, e são todas gratuitas e abertas à comunidade, sem necessidade de inscrição. A abertura da Semana ocorre na noite desta segunda-feira, com a palestra “O espaço de confluências entre o artista, o curador e as outras áreas”, ministrada pela professora Luciane Campana Tomasini. Na terça-feira (14), a ex-professora do curso, Rosa Maria Coutinho, falará sobre o tema “Arte e arteterapia”. Nesse mesmo dia, a professora fará também o lançamento do seu e-book “Sobre arte, mulheres, negrumes e recomeço”, da Editora Escrita. 

Na quarta-feira (15), em parceria com o curso de História, haverá a exibição do documentário “Dom Quixote das Artes”, que apresenta a vida e a obra do artista plástico Paulo Siqueira. Após a exibição ocorre um debate com os diretores Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt. A atividade será realizada no Teatro Múcio de Castro. Já na quinta-feira (16), a programação é voltada exclusivamente para os acadêmicos dos cursos com oficinas e workshops. O encerramento da Semana ocorre na sexta-feira (17), com uma mesa redonda sobre “Arte na escola”. Para debater o tema, foram convidadas egressas do curso que atualmente trabalham a arte em sala de aula: Amábile Scorteganha, Valquíria Ponciano e Miriam Giareta Goellner.

Exposição Arte em Movimento

Um dos destaques da programação da Semana das Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo é a exposição Arte em Movimento, que está sendo montada também no Portal das Linguagens. Com temas transversais e misturando várias técnicas, como fotografia, escultura, instalação, pintura, cerâmica, desenho e propostas pedagógicas, será uma grande exposição com a principal proposta de trazer o passado para o presente. A exposição será formada por peças que fazem parte do acervo da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e também de coleções particulares. O espaço também será uma oportunidade de os acadêmicos mostrarem seus trabalhos, assim como os trabalhos desenvolvidos nos projetos de extensão da Universidade. A partir desta terça-feira (14), as escolas do município podem ir até o Portal das Linguagens para visitar a exposição. Para isso, basta agendar a visita com a secretaria da FAC pelo telefone (54) 3316-8183 ou entrar em contato pelo e-mail fac@upf.br. A exposição fica aberta para visitação da comunidade até o próximo sábado (18).

Cinematógrafo Cineclube

O Cinematógrafo Cineclube, iniciativa que busca trazer a Passo Fundo parte da intensa produção cinematográfica que pouco circula no circuito comercial na cidade, alterou o horário de seus encontros quinzenais: agora, eles acontecem às 20h. O novo horário já é válido para a sessão desta quarta-feira (15), dia em que serão exibidos os curta-metragens “Rito Sumário” e “Gildíssima”, dirigidos por Alexandre Derlam. Após a exibição dos filmes, acontece um bate-papo virtual com o diretor. A sala, que fica em anexo do Sindicato dos Comerciários (Rua Moron, 1731 - fundos), abre às 19h30 e a sessão inicia às 20h. O acesso é limitado à capacidade do espaço e o ingresso custa R$ 5.

Filmado em apenas uma diária e meia e com baixíssimo orçamento, “Rito Sumário” é o primeiro filme de ficção de Alexandre Derlam. O roteiro, escrito por Derlamn e Jânio Alves, tem uma abordagem intrigante. Segundo o diretor, o filme versa sobre pequenos golpes, refletindo sobre como todos costumam apontar o dedo somente para os grandes golpes vistos nas notícias (vindos de estelionatários, corruptos, bandidos e quadrilhos). O curta foi exibido na Mostra Gaúcha do 43º Festival de Cinema de Gramado, onde conquistou os prêmios de melhor música e melhor ator. Já “Gildíssima” é um documentário produzido em 2014, através do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (FUMPROARTE), baseado na pesquisa histórica de Benito Bisso Schmidt. Referência em sua época, Gilda Marinho foi uma mulher moderna, um mito, e persiste até hoje na memória coletiva de Porto Alegre. Traz em seu legado de vida e obra a história do jornalismo, da militância e da sociedade de uma época. O filme competiu na Mostra Gaúcha do Festival de Cinema de Gramado de 2014 e foi lançado durante a Feira do Livro de Porto Alegre, no mesmo ano.

Gostou? Compartilhe