Cultura mexicana na programação

Companhia de Dança Folclórica C?EUR(TM)Acatl, do México, está entre os grupos internacionais confirmados para o XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo

Escrito por
,
em
Festival acontece de 17 a 25 de agosto deste ano

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Pela primeira vez no Brasil, a Companhia de Dança Folclórica C’Acatl escolheu Passo Fundo como uma das terras a ser presentada com a beleza da cultura mexicana. No palco do XIV Festival Internacional de Folclore, lar temporário para a manifestação de diferentes culturas, a companhia mexicana compartilhará um dos maiores tesouros do seu país: a dança. A atração integra a programação do evento, que acontece entre 17 e 25 de agosto, no parque da Gare.

 

Cia de Dança Folclórica C’Acatl
A Companhia de Dança Folclórica C’Acatl, pertencente à Escola Superior de Dança Folclórica C’Acatl, vem da cidade de Puebla, no México. A escola tem como conceito básico a dança como uma expressão sublime de sentimentos e ideias que, em virtude de movimentos corporais realizados ao ritmo de uma música, reflete o conteúdo histórico-cultural de uma determinada região - ou seja, faz parte do folclore e das tradições que caracterizam o país. Assim, devido à riqueza cultura em toda a extensão territorial mexicana, a C'Acatl decidiu profissionalizar o estúdio de dança criando carreira em nível de graduação, o que permite aos graduados trabalhar como artistas, pesquisadores e professores neste campo que pouco tem sido atendidos tão profissionalmente.


A escola tem um plano de estudo para integrar os graduados do ensino médio e os professores que já trabalham no ensino desta disciplina, mas não têm um diploma para apoiá-los nesta área, e já formou mais de 15 gerações, com um total de 217 graduados, dos quais já são 100 graduados em Dança Popular Mexicana, com título profissional e licenciatura. Seus objetivos principais são: pesquisar e resgatar o folclore do México, bem como sua divulgação em nível nacional e internacional; treinar bailarinos profissionais que mostram suas danças em qualquer lugar do mundo; e formar professores capazes de fomentar a cultura através do Folclore Nacional.
Entre os países pelos quais a companhia de dança já passou, para participar de festivais em seus 24 anos de atuação, estão a França, Bélgica, Taiwan, Itália, Suíça, Rússia, Grã-Bretanha, Coreia, Turquia, Colômbia, Panamá e Polônia.

Gostou? Compartilhe