Espetáculo de grupo carioca é destaque na programação

Além de peça teatral direcionada ao público infantil, programação cultural no município para os últimos dias de maio inclui oficinas, apresentações de dança e exposições de artes visuais

Escrito por
,
em
Teatro da Juventude do Rio de Janeiro apresenta ?EURoeO dia em que o macaco quis ser presidente?EUR? no Teatro Múcio de Castro

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Peça teatral

Entre a programação maioritariamente voltada ao público adulto, o Teatro da Juventude do Rio de Janeiro vem a Passo Fundo oferecer um espetáculo direcionado às crianças, neste sábado (26), às 16h, no Teatro Municipal Múcio de Castro (Av. Brasil Oeste, 792, Centro). A equipe carioca, que há 25 anos viaja pelo país para promover produções culturais dedicadas ao público infantil, traz o espetáculo “O dia em que o macaco quis ser presidente”, que narra uma incursão político-social na floresta. Ingressos custam R$ 20, na porta do evento.

 

Quando questionado se as crianças estão preparadas para receber um trabalho dentro deste contexto, o diretor do espetáculo, Luiz Arthur, afirma que sim. “Ninguém melhor que elas para perceber quando as tratamos com respeito e atenção. Imaginem só, fomos até a floresta e encontramos uma tremenda insatisfação, todos os bichos se queixando do abandono da mata, sofrendo constantes invasões e vendo destruído seu paraíso em nome do progresso, que na verdade só aparece para poucos privilegiados. Percebemos que a situação beirava o caos, com o Rei Leão perdendo toda sua ‘sustentação política’. Neste momento, surge um líder nato: Simão Macacada. A partir daí, desenvolve-se toda a trama. É diversão pura e sadia”, expõe. Para esta montagem, Marcelo Dusi é o responsável pela vida dos sete personagens que compõem a fábula.

 

Oficina cinematográfica

Os apreciadores da sétima arte têm uma opção imperdível e gratuita para este sábado: o Teatro do Sesc local (Av. Brasil Leste, 30, Centro) recebe a oficina “Como Analisar Filmes”, com a jornalista, crítica especializada e vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), Fatimarlei Lunardelli. Nesta oficina, que acontece das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min, a ministrante aborda a linguagem cinematográfica e apresenta métodos de leitura de filmes, entendendo que a experiência cinematográfica muitas vezes exige mais do que uma leitura superficial. O cinema é marcado por suas muitas camadas de compreensão. Por isso, através de exercícios com cenas e sequências cinematográficas, são apresentadas as categorias do significado fílmico. Esses métodos permitem a distinção entre as denotações referenciais e explícitas, capturadas no nível da compreensão, daqueles que são implícitos e sintomáticos, na construção da narrativa e na interpretação dos atores. As vagas são limitadas, gratuitas e devem ser feitas no site sesc-rs.com.br/cultura/cinesesc. Mais informações estão disponíveis no telefone (54) 3313-4318.

 

União Urbana

Neste domingo (27), a partir das 14h, o Teatro Municipal Múcio de Castro recebe a terceira edição do “União Urbana”. O evento cultural promove batalhas de danças urbanas (breaking, popping e free style), com premiação para as primeiras colocações de cada modalidade, além de roda de capoeira, microfone aberto para recital e apresentações e exposições de artistas, grupos e bandas locais. A entrada é franca. Entre os artistas visuais confirmados para exposição no evento estão Iugue Ortiz, Jackson Brum e Fill Chapelleta.

 

Show Chaise Brothers

Na área musical, para quem é amante de rock, a dica para este sábado (26) é ir até o Maktub (Rua Independência, 473) prestigiar uma apresentação da Chaise Brothers, formada por três irmãos - Gustavo, Maurício e Rodrigo - com carreiras solos, que se unem para compor a banda. O trio traz um repertório especial de covers que vai desde Elvis Presley, The Beatles e The Rolling Stones, até os contemporâneos The Black Keys, MGMT e Tame Impala. O show inicia às 23h e os ingressos custam R$ 20. A entrada é permitida somente para maiores de 18 anos.

 

Oficina de Dança

Nesta terça-feira (29), a partir das 19h, o Teatro do Sesc Passo Fundo promove uma oficina gratuita de Lyrical Dance, com a professora Larissa Chapuis. O estilo mistura ballet clássico, jazz e dança contemporânea. A oficina é direcionada para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos e oferece somente 20 vagas, por isso, é importante se inscrever com antecedência na unidade local do Sesc. Mais informações no telefone (54) 3313-4318.

 

Exposição

Para quem ainda não conferiu a exposição “A diversidade do feminino”, no espaço expositivo do Sesc Passo Fundo, essa pode ser a última chance. As obras ficam expostas somente até esta quinta-feira (30). A mostra é organizada pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e reúne a representação da figura feminina feita por artistas em diferentes épocas e períodos, cada um na sua particularidade. O projeto busca proporcionar uma reflexão sobre os papéis representados pelas mulheres através da história: as mães, as tatuadas, as freiras, as casadas, as solteiras, as empresárias, as divorciadas, as viúvas, enfim, as mulheres que fizeram do mundo o que ele é. As obras expostas são gravuras dos artistas Fernando Sefrin, Hilda Mattos, Emerson Pingarilho, Enrico Bianco, Eda Lani Fabris e Clara Pechansky. A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Gostou? Compartilhe