O impacto de Freud no mundo contemporâneo

Cinebiografia de Sigmund Freud será realizada na Universidade Passo Fundo, de 3 a 5 de maio

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Muitos foram os impactos que as descobertas do criador da psicanálise, Sigmund Freud, produziram no século XX e no mundo contemporâneo. Com o propósito de debater estes efeitos e trabalhar a história da vida e da construção teórica de Freud, a Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, entre os dias 3 e 5 de maio, o evento “O homem que perturbou o sono do mundo - Uma cinebiografia de Sigmund Freud”. A atividade acontece no auditório da Faculdade de Odontologia, no Campus I da UPF. A mesa de abertura ocorre nesta quinta-feira (3), a partir das 19h30min.

A proposta de trabalho na mesa de encerramento do evento, no dia 5, parte do entendimento de que o pensamento de Freud produziu rupturas não só no modo de compreender o ser humano, mas em todo o mundo das Ciências Humanas. Intitulada de “O impacto do pensamento de Freud no mundo contemporâneo”, a mesa conta com convidados das áreas da Medicina, Filosofia, Educação e Literatura, entre eles o filósofo e professor Luis Francisco Fianco Dias, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UPF). Ele observa que a psicanálise trouxe relevante contribuição no campo da Filosofia do século XX. “A partir dela houve a possibilidade de pensar o ser humano, do ponto da antropologia filosófica, como algo além do aspecto controlável da racionalidade e das explicações conscientes. Tudo que toca a filosofia, especialmente a filosofia da cultura, a estética e a filosofia política no século XX, não pode ser pensado sem considerar as contribuições de Freud e a descoberta do inconsciente”.

Na educação, o pensamento de Freud também gerou rupturas, como pontua o professor Cláudio Almir Dalbosco, da Faculdade de Educação (Faed). Conforme Dalbosco, seria praticamente impossível pensar o papel das humanidades no tratamento de problemas sociais, políticos e educacionais na atualidade sem a contribuição de Freud. E nem mesmo o tradicional campo da medicina saiu ileso, já que a relação médico-paciente passa a ser considerada por outro viés. “Freud teve marcante influência sobre a medicina ocidental. As faculdades de medicina nas disciplinas de psicologia médica passaram a utilizar conteúdos desenvolvidos originalmente por Freud”, salienta o professor Jorge Alberto Salton, da Faculdade de Medicina (FM).

A professora Márcia Helena Saldanha Barbosa, do IFCH, considerando o campo literário, refere que as ideias de Freud influenciaram a literatura e a própria teoria da literatura. A professora revela os principais temas que abordará em sua fala na mesa de encerramento. “Inicialmente, constituída por um breve comentário acerca da influência que o pensamento de Freud exerceu sobre a criação literária no Brasil, no século XX, para, num momento posterior, deter-se nas contribuições que ele trouxe para o desenvolvimento da moderna teoria literária”, informa Márcia.

O evento

A cinebiografia é organizada pela Classe de Psicanálise do Projeto – Associação Científica de Psicanálise de Passo Fundo, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Interfaces e Grupo de Pesquisa Fotogramas do (Ser) Humano do IFCH/UPF, e tem como apoiadores o Projeto – Associação Científica de Psicanálise, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e o curso de Psicologia da UPF.

Inscrições

Inscrições e informações por meio do link bit.ly/2pE13te, dos contatos (54) 98437-6713 ou (54) 99925-2289 ou pelo e-mail secretariapsico@upf.br.   

Gostou? Compartilhe