Jornadas Literárias recebem homenagem da Câmara Rio- Grandense do Livro

Medalha da Ordem dos Jacarandás será entregue nesta quinta-feira, às 18h30, no auditório do Memorial do RS

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

As comemorações pelos 30 anos das Jornadas Literárias de Passo Fundo terão início nesta semana. A comissão organizadora da Feira do Livro de Porto Alegre decidiu, por unanimidade, homenagear as Jornadas Literárias com a medalha da Ordem dos Jacarandás, marcando o início das comemorações das três décadas de realização das Jornadas, que ocorre em 2011. A homenagem será a mais importante prestada nesta 56ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre.

Na correspondência enviada à coordenação das Jornadas Literárias, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro, destaca as razões que levaram à escolha da manifestação cultural realizada em Passo Fundo: “É incontestável a relevância da Jornada como foro de discussão da leitura e da literatura, em todos os seus suportes, e os efeitos benéficos que tem produzido na região de Passo Fundo que, ao longo das quase três décadas de realização do evento, viu-se transformada no principal polo de leitura do país”.

Carneiro também ressalta o título de Capital Nacional da Literatura obtido pela cidade de Passo Fundo em 2006 justamente em função da mobilização que envolve as Jornadas Literárias. “A Jornada e seus desdobramentos têm servido de exemplo e inspiração para todos os que pretendem trabalhar de forma efetiva pela construção de uma sociedade leitora neste país, entre os quais a Câmara Rio-Grandense do Livro”, acrescenta o presidente da entidade. A homenagem da Câmara Rio-Grandense do Livro às Jornadas Literárias acontece às 18h30, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Gostou? Compartilhe