Obras do artista Glauco Pinto de Moraes em exposição do Mavrs

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (Mavrs) está com a exposição “Os Muitos Glaucos”, que é composta de autorretratos e heterônimos do artista passo-fundense Glauco Pinto de Moraes. A exposição iniciou nesta quarta-feira, dia 8 de setembro, e segue até 31 de outubro.

Glauco Pinto de Moraes (Passo Fundo, 1928; São Paulo, 1990) foi considerado um dos mais brilhantes artistas da época, tendo obtido sucesso entre o público e a crítica de arte. Pintor e desenhista autodidata participa de exposições desde a década de 1960. Aliando extrema sensibilidade a uma técnica apurada, também difundiu seu trabalho por meio de técnicas gráficas como a serigrafia e a litografia. Glauco foi um dos maiores artistas brasileiros, mas ainda é pouco conhecido em sua terra natal.

O autorretrato é um dos gêneros pictóricos que acompanha o ser humano em seu desejo de registrar sua própria existência. O artista cria também heterônimos e assina algumas obras com nomes como Antônio Magalhães e Egon Walter. Estão em exposição 15 obras inéditas em desenho e pintura, nas quais Glauco não só apresenta sua imagem, mas transmite sensações de complexidade psicológica. Nelas se refletem sua imagem externa, sua maneira de ver a arte e a si próprio através de traços, luzes, cores, formas e texturas.

O museu fica na Avenida Brasil Oeste, 758, centro. Mais informações pelo telefone (54) 3316 8586 e (54) 3316 8587.

Gostou? Compartilhe