A vida no palco

Cerca de 1500 pessoas passaram pela Mostra de Teatro ?? fazer, no último final de semana, e conferiram a beleza da vida que se forma no palco

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

No palco, um personagem nasce, toma conta do cenário e vê aquele espaço como seu lar. Nasce, ao mesmo tempo, um ator que, entre gestos e falas, compreende, novamente, a vida. Assim, numa espécie de celebração à vida que se cria, a 5ª Mostra de Teatro é Fazer, promovida pela Dia Indústria da Arte, aconteceu na última semana, reuniu 100 alunos da Escola de Atores que participaram da quinta edição do maior festival de teatro amador do norte gaúcho e foram premiados de acordo com o trabalho e atuação em cena.

Cerca de 1500 pessoas conferiram os cinco espetáculose colaboraram, através do ingresso, com1kg de alimento não perecível que foi doado para o Projeto Mesa Brasil do Sesc ou 1kg de ração para cão ou gato que foi doado para o Projeto Bicho Não Vota da Escola de Atores. “A nossa avaliação é super positiva. Foi a primeira mostra que não levamos todos os nossos trabalhos devido a quantidade e a qualidade dos trabalhos apresentados no ano. Os alunos se dedicaram ao máximo e principalmente ajudaram todos em todos os outros dias, já que a nossa ideia também é criar a interação entre as turmas”, inicia Iussen Seelig arte-educador e um dos fundadores da Dia.

Ele acrescenta, ainda, que a Mostra foi uma oportunidade de os alunos compreenderem mais sobre a arte. “Os alunos nos ensinaram que arte não é competição, não é esporte. Que objetivo não é vencer e sim vencer a si mesmo. Fazer o seu melhor, se expressar e fazer uma arte que seja verdadeira e sincera. O principal é que a Mostra completou 5 anos, 5 edições que nos deixaram muito feliz e motivados para fazer as próximas 5 edições – buscamos garantir a continuidade de um projeto cultural”, completa.

Para quem subiu ao palco pela primeira vez, o sentimento é de encontro. Leon Nunes, que é escritor, encarou o desafio de dar vida a Batista Minola, na adaptação da peça teatral A Megera Domada, de William Shakespeare. “Devo ser sincero. Foi como se já tivesse subido nos palcos há muito tempo. A sensação foi de reencontro, se isso é possível, com uma arte-amiga. Há algo que grita dentro de mim – às vezes sai em formato de Literatura – e, este grito em específico, foi como uma grande solicitação de volver a uma arte e a um período até então intocados, prestes a eclodir”, comenta o ator – que ganhou o prêmio de ator revelação e viu, no troféu, uma oportunidade de encontrar o desejo pela vida além do palco. “Ter ganho o prêmio foi, além de grande prazer, uma honra; iniciei há pouco tempo, e posso dizer que consolida-se então minha predisposição à arte cênica. Ganhar este troféu de Melhor Ator Revelação 2015 foi um sopro de vida, uma renovação no ar, um gás para continuar na luta”, conclui.

 

Premiados
Melhor espetáculo: A Casa de Bernarda Alba
2º Lugar Geral: Dois CoraçõesQuatro Segredos
3º Lugar Geral: A Megera Domada.

Melhor Ator da Mostra: Andrey Oliveira
Melhor Atriz da Mostra: Bia Ferrero
Melhor Ator-Mirim: João Eduardo Câmara Guerra
Melhor Atriz-Mirim: Maithê Ramires Vasconcelos
Ator Revelação (Primeira vez participando da Mostra): Leon Nunes.
Atriz Revelação (Primeira vez participando da Mostra): KetrinPeruzzo
Atores destaques da 5ª Mostra Teatro é Fazer!!!: José Eduardo B. (O Mágico de OZ)
Bruno Pedroso(A Casa de Bernarda Alba)
Mateus Billy (A Megera Domada)
HerickGiaretta (Prendas se Puder)
Diônatan Prates (Dois corações e quatro segredos)

Atrizes destaques da 5ª Mostra Teatro é Fazer!!!:Valentina DossaCanalli (O Mágico de OZ)
Lena Schröer (A Casa de Bernarda Alba)
Carla Reichenbach (A Megera Domada)
Camila Santos (Prendas se Puder)
Amanda Fragata (Dois corações e quatro segredos)

Alunos destaques da Mostra pelo trabalho realizado para com todos os grupos da Escola de Atores: Karla Scorsatto, Mateus Billy, Amanda Fragata e Deméter Zoehler Ferreira.

Gostou? Compartilhe