História, tradição e religiosidade

Internacionalizar a música regional e brasileira e levar um pouco de cultura para dentro de um lar de idosos são os objetivos de dois projetos escolhidos pelo Funcultura

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Muito da história de um povo se encontra abrigado no prédio de uma igreja. Em Passo Fundo, ao redor de uma pequena capela instalaram-se, aos poucos, os primeiros moradores que, com o passar do tempo, tornaram-se responsáveis pelo desenvolvimento urbano, social e comercial do centro da cidade. Hoje, a Catedral Nossa Senhora Aparecida é um ícone do município e carrega, além da fé, um pedaço da cultura de Passo Fundo. E é justamente pensando em colocar lado a lado a história da Catedral e da própria cidade é que o Prêmio Funcultura contemplou com R$ 10 mil o projeto Catedral: História e Tradição.

A história por trás da Catedral
Voltado para a Área 1, que abrange projetos realizados em vídeo, o projeto Catedral: História e Tradição, pensado e produzido pela Mitra Arquidiocesana de Passo Fundo, tem o objetivo de contar a história da Catedral Nossa Senhora Aparecida e busca, através de um documentário, fazer um registro histórico da inserção da mesma na sociedade e de como ela se coloca diante da comunidade.

Entenda o Funcultura
O Fundo Municipal de Cultura, Funcultura, é a forma com que o município ampliará o apoio e o incentivo às atividades culturais desenvolvidas pelos artistas da cidade, uma reivindicação antiga da classe artística. Nesta primeira edição do Prêmio, oito projetos foram contemplados com R$ 10 mil cada e, ao longo de 2015, apresentarão à comunidade iniciativas que exaltem a cultura em suas mais diferentes áreas, do teatro à música.

Conheça os projetos
Durante essa semana, o Jornal O Nacional apresentou os oito projetos vencedores da primeira edição do Funcultura. No final de semana, você poderá acompanhar a última matéria que apresenta outros dois projetos contemplados pelo prêmio.

Gostou? Compartilhe