Hoje tem Sarau Literário de Carlos Drummond de Andrade

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Incentivar a leitura e democratizar os clássicos para a população, especialmente para os jovens, são alguns dos objetivos do Projeto Literatura em Diálogo, que convida a todos para ler e falar sobre literatura. Neste mês de setembro, a comunidade conta com uma programação diferente: o Sarau Literário de Carlos Drummond de Andrade, com o tema “No meio do caminho tinha uma música”. A movimentação literária acontecerá nesta quinta-feira (28), às 19h30, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto. O evento é gratuito e aberto para a população.

A imersão na poesia, através de declamações das obras de Drummond, será a principal atividade. O evento iniciará com uma serenata na sacada do prédio do Teatro Municipal Múcio de Castro. Após a apresentação, as atividades seguem no palco da Arena Instituto Histórico, no pátio do Espaço Cultural, com mais poesia, dança, música e intervenções artísticas.

A coordenadora do projeto, a professora Dra. Ivânia Campigotto Aquino, ressalta que Carlos Drummond de Andrade é um dos mais importantes poetas brasileiros. “Contemporâneo de grandes escritores do século XX, destacou-se, principalmente, por inovar na forma do poema moderno e pelos aspectos prosaico, irônico e anti-retórico de sua produção. Abordou múltiplos temas, trabalhando a palavras sempre com muita consciência. O sarau, nesse sentido, procura tornar esse grande poeta mais próximo do público em geral, incentivando a leitura de seus textos”, afirma. Em caso de chuva, o evento ocorrerá no Teatro.

Quem faz?
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, através do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Educação e da Biblioteca Municipal Arno Viuniski, e pela Universidade de Passo Fundo, através do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras. O projeto integra ainda o Programa Ensino e Inovação do IFCH/UPF. Os estudantes de diferentes cursos da universidade ligados à área, em parceria com a equipe da Biblioteca Municipal, auxiliam no planejamento, organização e execução das atividades.

Literatura em Diálogo
O Literatura em Diálogo propõe dois eixos: a leitura e a discussão de obras clássicas da literatura no ambiente escolar de todas as escolas de Passo Fundo, sendo voltado para alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio; e a inclusão da comunidade para incentivar a leitura e a formação do leitor. O objetivo é o aprofundamento teórico das análises dos textos e o exercício da criatividade prática na abordagem metodológica da leitura.

Gostou? Compartilhe