Museus têm programação para a 14ª Primavera de Museus

MAVRS e MHR participam da temporada cultural com eventos no Instagram e no Google Meet

Por
· 2 min de leitura
Programação pode ser acessada pela população (Foto: Reprodução)Programação pode ser acessada pela população (Foto: Reprodução)
Programação pode ser acessada pela população (Foto: Reprodução)

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), convidam a comunidade local e regional para participar da 14ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre de 21 a 27 de setembro e que tem como tema norteador o mundo digital e suas transformações.

A programação se inicia nesta segunda-feira, 21 de setembro, com a oficina “O Museu na Sala de Aula”, que será realizada no Google Meet (https://meet.google.com/zpn-deie-qpc). Segundo Priscila Carla Batistel Pulga, ministrante da atividade e Mestranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), a iniciativa de compartilhar experiências entre as instituições museais surgiu da necessidade de “legitimar ainda mais a importância da educação, da cultura e dos museus neste momento atípico que estamos vivendo”, afirma Priscila. 

No dia 24 de setembro, quinta-feira, o MHR transmite a live “Museologia e Educação em Museus”, com a participação da doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG, Letícia Julião. A transmissão vai ao ar na página do Instagram do Museu (https://www.instagram.com/museu_mhrpf/) e será conduzida pela estagiária do MHR e acadêmica do curso de Licenciatura em História pela UPF, Giuliana Aguines da Silva.

Para Patricia Gueller Vivian, funcionária responsável pelos Museus, a museologia e a educação “são linhas de direcionamento interessantes e que devem ser abordadas”. Neste sentido, o bate-papo é uma oportunidade de “pensar e entender a trajetória dos museus e da museologia no Brasil, bem como a relação entre estes espaços de construção e difusão de conhecimento com a comunidade”, declara Patricia.  

A programação se encerra na sexta-feira, 25 de setembro, com uma conferência on-line entre o Museu do Grêmio – Hermínio Bittencourt (representado pela museóloga Sibelle da Silva), do Museu do Sport Club Internacional – Ruy Tedesco (com a social media Juliana Zanatta), e do Museu Julio de Castilhos (com a diretora Dóris Couto). 

A “Mesa Redonda: Mundo Digital e Museus em Transformação” tem início às 18h na plataforma do Google Meet (https://meet.google.com/afa-nfff-gsj). A apresentação será coordenada pela estagiária do MAVRS e acadêmica do curso de Bacharelado em Artes Visuais da UPF, Jessica Colet, com a presença do Vice-Reitor da VREAC/UPF, Rogerio da Silva, e da mestranda em Museologia e Patrimônio pela UFRGS, Priscila Pulga.

Neste ano, a Primavera de Museus conta com a participação de 520 museus de diferentes regiões e utiliza as ferramentas digitais e as redes sociais para propor novas práticas de trabalho entre os patrimônios histórico, artístico e cultural. Desta forma, o evento promove um intercâmbio de ideias entre as instituições participantes, que “agrega muito no sentido de encontrar soluções criativas em meio às adversidades”, conforme afirma Jessica.

Gostou? Compartilhe