Biblioteca Pública do Estado arrecada recursos para restauro de acervo histórico

Projeto Biblioteca Pública Recuperando a Memória reúne 70 obras que caracterizam a história gaúcha e necessitam de recuperação

Por
· 1 min de leitura
Mesmo bem acondicionados, os livros ainda sofrem com os efeitos do tempo (Foto: Divulgação/Secom)Mesmo bem acondicionados, os livros ainda sofrem com os efeitos do tempo (Foto: Divulgação/Secom)
Mesmo bem acondicionados, os livros ainda sofrem com os efeitos do tempo (Foto: Divulgação/Secom)
Você prefere ouvir essa matéria?

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), tem um projeto que busca a arrecadação de recursos para o restauro de obras do acervo. o “Biblioteca Pública Recuperando a Memória” reúne 70 obras que caracterizam a história gaúcha e necessitam de recuperação.

Podem participar do projeto pessoas físicas ou jurídicas, por meio da doação de valores que variam de R$ 200 a R$ 800 – dependendo do tamanho e estado de conservação do livro. Como forma de reconhecimento, quem doar recebe um Ex-libris – selo com o nome do adotante, que ficará no livro recuperado.

Interessados em adotar obras podem entrar em contato pelo telefone (51) 3224-5045 (com Rosane) ou pelos e-mails bibliotecapublicadors@gmail.com e bpe-rs@sedac.rs.gov.br.

Mesmo bem acondicionados, os livros ainda sofrem com os efeitos do tempo. Na maioria dos casos, as obras que precisam de restauro são antigas, de edições esgotadas, o que eleva seu grau de importância na missão de resguardar a memória do Estado.

A diretora da BPE, Morganah Marcon, enfatiza a relevância da parceria com a sociedade. “Esta contribuição é muito importante para que possamos disponibilizar e manter o nosso acervo em condições, principalmente as obras históricas e raras. É também uma oportunidade para que o público da biblioteca possa auxiliar no projeto de restauro e na recuperação do acervo”, ressalta.

A Biblioteca Pública, situada na rua Riachuelo, 1.190, Centro de Porto Alegre, está funcionando mediante agendamento, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Entre em contato pelo e-mail agendamento.bpe@gmail.com.


Outros contatos

• Pesquisa na BPE: (51) 3221-7245, das 10h às 16h

• Pesquisa no acervo sobre o RS: (51) 3225-9619, das 10h às 16h

• Devolução ou empréstimo de livros: (51) 3221-6308, das 10h às 16h

• E-mail: bpe-rs@sedac.rs.gov.br

Gostou? Compartilhe