Inflação de maio cai para 0,37%

O resultado da inflação oficial é menor que o registrado em abril

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

 O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou maio com taxa de 0,37%, divulgou hoje (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado da inflação oficial é menor que o registrado em abril, de 0,55%. No ano passado, o valor chegou a 0,36% em maio.

A taxa acumulada em 2013 é de 2.88% . Já nos últimos doze meses, a inflação chega a 6.5%. A meta anual do governo para o IPCA é de 2,5% a 6,5%.

O IPCA registrado em maio foi o menor desde junho de 2012 (0,08%). O ítem que mais influenciou a taxa foi remédios, que foi responsável por 0,06 ponto percentual do resultado. A alta dos medicamentos foi de 1,61%, menor que a computada em abril, 2,99%, ambas impactadas pelo reajuste dos preços autorizado em 31 de março, que foi de 2,70% a 6,31%.

Além do grupo saúde, outros cinco dos nove pesquisados tiveram menor aumento de preços. Os alimentos se destacaram pela queda da inflação, com desaceleração de 0,96% em abril para 0,31% em maio. O tomate, que foi o símbolo da alta de preços meses atrás, teve queda de 10,31%.

Das 11 capitais pesquisadas, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre e Brasília tiveram aumento do IPCA, enquanto em Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Salvador, São Paulo e Belém os preços caíram.

Agência Brasil

Gostou? Compartilhe