Quer estagiar? Existem vagas

Sobram vagas no CIEE de Passo Fundo. São 120 para o programa de estágios e quatro para o Aprendiz Legal

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Centro Integração Empresa Escola - CIEE de Passo Fundo está 120 vagas de estágio e quatro vagas para Aprendiz Legal nas empresas da cidade. Segundo o supervisor do CIEE de Passo Fundo, Adriano Lírio, em certas áreas existe bastantes oportunidades de estágio, como é o caso da administração. Uma pesquisa realizada pelo próprio centro constatou que seis cursos foram responsáveis por 68% das vagas para estagiários em 2011 – 24% em administração, 18% em pedagogia, 13% em direito, 15% em educação física, 4% em ciências contábeis e 4% em informática.

Lírio atribui a quantidade de vagas disponíveis ao crescimento do município. “É uma tendência de desenvolvimento. O aumento do número de empregos é um fator que acaba refletindo nisso, visto que muitos estudantes já estão empregados. O próprio perfil do município de Passo Fundo, onde predomina área de serviços, é outro fator”, explica. Ele ainda ressalta que, de acordo com os resultados da pesquisa, oferecimento de vagas de estágio é constante em alguns setores, como na área da administração.

O estudante interessado em entrar no mercado deve buscar essa colocação, visto que a demanda é muito grande por parte das empresas. Lírio ressalta que a oportunidade não é boa somente para o estagiário, mas também para os empregadores. “Importante que as empresas abram as portas para os jovens, pois é uma boa oportunidade pra descobrir grandes talentos”, finalizou.

Entrando no mercado de trabalho

São duas maneiras de entrar no mercado de trabalho através do CIEE. A primeira é o programa de estágios, disponível para estudantes com mais de 16 anos e que estejam vinculados com o ensino médio ou ensino superior. O estudante realiza o cadastro através do site ou no próprio CIEE. Após isso, deve levar a carteira de identidade, CPF e comprovante de matricula da escola para finalizar a inscrição.

As atividades em estágio promovem o protagonismo juvenil, desenvolvendo os jovens, como sujeitos de direito, para a vida cidadã e para o trabalho. Os estagiários recebem uma bolsa auxílio mensal por um período de até 24 meses na mesma organização e têm um acompanhamento permanente por parte de profissionais das Organizações, das Instituições Educadoras e do Agente de Integração CIEE.

A segunda maneira é através do programa Aprendiz Legal. Os requisitos são ter entre 14 e 24 anos e estar cursando ensino fundamental ou médio, e podem ter concluído o ensino médio. Os aprendizes recebem uma formação teórica de educadores sociais, que abordam temas específicos à inclusão produtiva, nas instalações do CIEE ou junto da comunidade, desenvolvendo a prática e a teoria de forma remunerada, em Organizações públicas e privadas durante um período de até dois anos. O programa estimula a formação da consciência cidadã, através de iniciativas e ações que promovem o exercício da cidadania.

Gostou? Compartilhe