Candidatos iniciam período de campanha eleitoral

Sete nomes concorrem à Prefeitura de Passo Fundo e outros 331 às cadeiras disponíveis no Parlamento Municipal

Por
· 3 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O período de campanha eleitoral para as eleições municipais de 2020 teve início oficial no último domingo (27). Conforme prevê a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para que candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador divulguem suas propostas na internet, na imprensa escrita e nas ruas segue até o dia 14 de novembro, véspera do primeiro turno. Já a propaganda gratuita em rádio e televisão começa no dia 9 de outubro. 

Neste ano, diante do cenário de pandemia que resultou em uma série de alterações no calendário eleitoral – incluindo a redução do período de campanha para 45 dias –, a tendência é de que os partidos concentrem as ações de divulgação e de pedido de voto especialmente na internet. Em Passo Fundo, conforme apurado pela reportagem de ON, a maior parte das sete chapas que concorrem à Prefeitura do Município dividiu os dois primeiros dias de campanha entre atos virtuais e encontros presenciais com público reduzido. Além das chapas majoritárias, estão autorizados a realizar campanha outros 331 candidatos ao cargo de vereador, que disputam as 21 vagas disponíveis na Câmara Municipal, de acordo com o banco de dados do TSE.

Chapa: Pedro Almeida (PSB) e João Pedro Nunes (MDB)

O PSB, que tem Pedro Almeida como candidato à Prefeitura de Passo Fundo, começou sua campanha eleitoral, no último domingo, com um adesivaço na Arena Gran Palazzo, das 9h às 16h. Na segunda-feira, foi a vez de realizar reuniões internas, com candidatos a vereador e com um deputado federal. À noite, o candidato participou ainda de uma live. Pedro Almeida lidera a coligação “Juntos por Passo Fundo”, que inclui PSB, MDB, REP, DEM, DC, CID, PTB, POD, SOL e PSD. A chapa majoritária conta com João Pedro Nunes (MDB), atual vice-prefeito, concorrendo novamente ao cargo.

Chapa: Juliano Roso (PCdoB) e Valquíria Bispo (PT)

O candidato a prefeito pelo PCdoB, Juliano Roso, iniciou o processo eleitoral de 2020 participando de um adesivaço no último domingo (27), realizado em frente à sede do Diretório Municipal do PT, ao lado da candidata a vice-prefeita na mesma chapa, Valquíria Bispo. Na segunda-feira (28), Juliano reuniu-se com a equipe de comunicação de sua campanha para discutir assuntos de organização geral, além de gravar conteúdos de mídia. Em seguida, participou da reunião de construção do Programa de Governo. O candidato ao Executivo também visitou o Batalhão Ambiental e, no fim, da tarde, esteve em uma atividade com a militância no Parque Farroupilha. A coligação denominada “Passo Fundo no Coração” é apoiada pelas siglas Avante, Rede e PROS.

Chapa: Arthur Bispo e Marli Schaule (PSTU)

O PSTU tem como candidato a prefeito Arthur Bispo e à vice-prefeita Marli Schaule. De acordo com a assessoria, no primeiro dia de campanha, os candidatos participaram do Dia Nacional de Agitação e Propaganda Online, organizados pelo partido em todo o país. Na segunda-feira, a chapa produziu materiais para as redes sociais e, à tarde, realizou Plenária Estadual de Organização das Atividades do dia 30 de setembro. A chapa não possui coligações.

Chapa: Márcio Patussi (PDT) e Marcos Susin (PP)

O PDT, que tem como candidato à vaga de prefeito Márcio Patussi, ao lado do candidato à vice Marcos Susin (PP), iniciou o período de campanha eleitoral no último domingo com uma série de reuniões. Durante a manhã, o encontro aconteceu com apoiadores no bairro Valinhos. À tarde, houve reunião com equipe de trabalho para alinhamento da Campanha. À noite, a reunião foi com a coordenação de campanha. Na segunda-feira, as ações seguiram com reunião junto à direção da IMED, visita a empresas e, à noite, encontro com apoiadores no bairro Vera Cruz. A chapa lidera a coligação "Passo Fundo quer mudança", apoiada pelos partidos PV e Patriota.

Chapa: Celso Dalberto (PSol) e Milena Moretto (UP)

A chapa composta por Celso Dalberto (PSOL), candidato a prefeito, e por Milena Moretto (UP), candidata à vice, concentrou os dos primeiros dias de campanha ao ambiente virtual. De acordo com Dalberto, as ações concentram-se em conversar com eleitores através das redes sociais. A coligação é denominada “Passo Fundo Pra Gente”.

Chapa: Claudio Doro e João Campos (PSC)

Os candidatos a prefeito, Claudio Doro, e a vice-prefeito, João Campos, compõem chapa única pelo PSC. Eles não possuem coligações com outros partidos. A reportagem de ON tentou contato com os candidatos a fim de confirmar a agenda de campanha da chapa, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Chapa: Lucas Cidade (PSDB) e Valdair Gomes (PL)

O PSDB tem como candidato à vaga de prefeito Lucas Cidade, concorrendo ao lado do candidato à vice-prefeitura Valdair Gomes (PL). Eles lideram a coligação “Passo Fundo de Todos”, apoiada pela sigla PSL. A reportagem de ON tentou contato com a assessoria de Lucas Cidade a fim de confirmar a agenda de campanha da chapa, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Gostou? Compartilhe