Candidatos iniciam período de campanha eleitoral

Sete nomes concorrem à Prefeitura de Passo Fundo e outros 331 às cadeiras disponíveis no Parlamento Municipal

Por
· 3 min de leitura
Divulgação/ON Divulgação/ON
Divulgação/ON
Você prefere ouvir essa matéria?

O período de campanha eleitoral para as eleições municipais de 2020 teve início oficial no último domingo (27). Conforme prevê a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para que candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador divulguem suas propostas na internet, na imprensa escrita e nas ruas segue até o dia 14 de novembro, véspera do primeiro turno. Já a propaganda gratuita em rádio e televisão começa no dia 9 de outubro. 

Neste ano, diante do cenário de pandemia que resultou em uma série de alterações no calendário eleitoral – incluindo a redução do período de campanha para 45 dias –, a tendência é de que os partidos concentrem as ações de divulgação e de pedido de voto especialmente na internet. Em Passo Fundo, conforme apurado pela reportagem de ON, a maior parte das sete chapas que concorrem à Prefeitura do Município dividiu os dois primeiros dias de campanha entre atos virtuais e encontros presenciais com público reduzido. Além das chapas majoritárias, estão autorizados a realizar campanha outros 331 candidatos ao cargo de vereador, que disputam as 21 vagas disponíveis na Câmara Municipal, de acordo com o banco de dados do TSE.

Chapa: Pedro Almeida (PSB) e João Pedro Nunes (MDB)

O PSB, que tem Pedro Almeida como candidato à Prefeitura de Passo Fundo, começou sua campanha eleitoral, no último domingo, com um adesivaço na Arena Gran Palazzo, das 9h às 16h. Na segunda-feira, foi a vez de realizar reuniões internas, com candidatos a vereador e com um deputado federal. À noite, o candidato participou ainda de uma live. Pedro Almeida lidera a coligação “Juntos por Passo Fundo”, que inclui PSB, MDB, REP, DEM, DC, CID, PTB, POD, SOL e PSD. A chapa majoritária conta com João Pedro Nunes (MDB), atual vice-prefeito, concorrendo novamente ao cargo.

Chapa: Juliano Roso (PCdoB) e Valquíria Bispo (PT)

O candidato a prefeito pelo PCdoB, Juliano Roso, iniciou o processo eleitoral de 2020 participando de um adesivaço no último domingo (27), realizado em frente à sede do Diretório Municipal do PT, ao lado da candidata a vice-prefeita na mesma chapa, Valquíria Bispo. Na segunda-feira (28), Juliano reuniu-se com a equipe de comunicação de sua campanha para discutir assuntos de organização geral, além de gravar conteúdos de mídia. Em seguida, participou da reunião de construção do Programa de Governo. O candidato ao Executivo também visitou o Batalhão Ambiental e, no fim, da tarde, esteve em uma atividade com a militância no Parque Farroupilha. A coligação denominada “Passo Fundo no Coração” é apoiada pelas siglas Avante, Rede e PROS.

Chapa: Arthur Bispo e Marli Schaule (PSTU)

O PSTU tem como candidato a prefeito Arthur Bispo e à vice-prefeita Marli Schaule. De acordo com a assessoria, no primeiro dia de campanha, os candidatos participaram do Dia Nacional de Agitação e Propaganda Online, organizados pelo partido em todo o país. Na segunda-feira, a chapa produziu materiais para as redes sociais e, à tarde, realizou Plenária Estadual de Organização das Atividades do dia 30 de setembro. A chapa não possui coligações.

Chapa: Márcio Patussi (PDT) e Marcos Susin (PP)

O PDT, que tem como candidato à vaga de prefeito Márcio Patussi, ao lado do candidato à vice Marcos Susin (PP), iniciou o período de campanha eleitoral no último domingo com uma série de reuniões. Durante a manhã, o encontro aconteceu com apoiadores no bairro Valinhos. À tarde, houve reunião com equipe de trabalho para alinhamento da Campanha. À noite, a reunião foi com a coordenação de campanha. Na segunda-feira, as ações seguiram com reunião junto à direção da IMED, visita a empresas e, à noite, encontro com apoiadores no bairro Vera Cruz. A chapa lidera a coligação "Passo Fundo quer mudança", apoiada pelos partidos PV e Patriota.

Chapa: Celso Dalberto (PSol) e Milena Moretto (UP)

A chapa composta por Celso Dalberto (PSOL), candidato a prefeito, e por Milena Moretto (UP), candidata à vice, concentrou os dos primeiros dias de campanha ao ambiente virtual. De acordo com Dalberto, as ações concentram-se em conversar com eleitores através das redes sociais. A coligação é denominada “Passo Fundo Pra Gente”.

Chapa: Claudio Doro e João Campos (PSC)

Os candidatos a prefeito, Claudio Doro, e a vice-prefeito, João Campos, compõem chapa única pelo PSC. Eles não possuem coligações com outros partidos. A reportagem de ON tentou contato com os candidatos a fim de confirmar a agenda de campanha da chapa, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Chapa: Lucas Cidade (PSDB) e Valdair Gomes (PL)

O PSDB tem como candidato à vaga de prefeito Lucas Cidade, concorrendo ao lado do candidato à vice-prefeitura Valdair Gomes (PL). Eles lideram a coligação “Passo Fundo de Todos”, apoiada pela sigla PSL. A reportagem de ON tentou contato com a assessoria de Lucas Cidade a fim de confirmar a agenda de campanha da chapa, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Gostou? Compartilhe