Começa hoje a disputa eleitoral no rádio e na televisão

Passo Fundo tem 349 candidatos entre a majoritária e proporcional

Por
· 1 min de leitura
O primeiro turno está marcado para 15 de novembro (Foto: Agência Brasil)O primeiro turno está marcado para 15 de novembro (Foto: Agência Brasil)
O primeiro turno está marcado para 15 de novembro (Foto: Agência Brasil)

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A propaganda gratuita em rádio e televisão do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020 começa hoje (09). Ela será veiculada de 9 de outubro a 12 de novembro. O primeiro turno está marcado para 15 de novembro. Em Passo Fundo, 19 partidos contam com tempo de propaganda para vereador. O Partido dos Trabalhadores (PT) tem o maior tempo, com mais de três minutos diários.

Em relação às coligações para prefeitura, a coligação “Juntos por Passo Fundo”, formada por dez partidos, é a única com mais de três minutos. Já o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) não terá tempo no horário eleitoral.

Para as eleições municipais deste ano, Passo Fundo tem 349 candidatos. São sete para prefeito e sete para vice-prefeito. Os outros 335 concorrem a uma das 21 vagas na Câmara Municipal de Vereadores.

Cálculo

A Lei das Eleições e a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral n 23.610/2019 preveem a divisão da seguinte forma: do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente entre todos os partidos. 

A norma prevê ainda que nas eleições municipais, o tempo será dividido na proporção de 60% para a propaganda de candidatos a prefeito e 40% para a propaganda de vereadores.

Somente os partidos que nas Eleições 2018 atingiram a cláusula de desempenho instituída pela emenda Constitucional nº 97/2017 tem acesso ao horário eleitoral gratuito. Desta forma, em 2020 os partidos PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP ficaram sem o acesso. A legenda com mais representatividade é o Partido dos Trabalhadores (PT), com 54 deputados federais eleitos em 2018. Em seguida, está o Partido Social Liberal (PSL), com 52 deputados federais, e o Progressistas (PP), com 38 parlamentares.

Gostou? Compartilhe