Cartórios Eleitorais preveem recebimento de EPIs na próxima semana

A distribuição dos equipamentos e produtos de segurança contra a Covid-19 nas sessões eleitorais será realizada um dia antes da votação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Com a data das eleições municipais em Passo Fundo cada vez mais próxima, todos os procedimentos de segurança impostos pela pandemia do novo coronavírus estão sendo preparados. Está prevista para a segunda quinzena de outubro, a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e demais materiais de segurança para mesários e eleitores no município. Segundo o chefe de cartório da Zona Eleitoral 33 da cidade, Renato Guadanin, alguns equipamentos já foram recebidos.

Para cada sessão, o Cartório Eleitoral de Passo Fundo irá distribuir quatro frascos e álcool gel e um de álcool líquido tanto para mesários, como para eleitores. Quanto às máscaras, cada mesário receberá três unidades, sem contar o escudo facial entregue para os profissionais. Além disso, também é esperado o recebimento de materiais de demarcação nos espaços, visando auxiliar no distanciamento entre as pessoas. Conforme Renato, todos os equipamentos e demais produtos podem sofrer alterações. “A distribuição dos EPIs será feita no sábado (14), pela empresa contratada para a entrega das urnas eleitorais”, explica Guadanin.


Mesários

No geral, a Zona Eleitoral 33º contará com aproximadamente 800 profissionais envolvidos em trabalhos nas eleições. Destes, 770 são mesários e 88 vagas ainda restam ser confirmadas. “Desde o começo, 91 pessoas pediram dispensa dos trabalhos eleitorais por serem do grupo de risco”, aponta Renato. Do número total de mesários, ele ainda indica que 317 são voluntários - em sua maioria, jovens e universitários. Contudo, 70% do número total destes profissionais já trabalharam em outras eleições, portanto possuem experiência. 

Gostou? Compartilhe