Em boletim divulgado às 14h, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 30 candidatos foram presos até as 11h. Outros 13 foram flagrados em algum tipo de conduta irregular, mas não foram presos.
O maior número de prisões se deu pela prática de boca de urna (20), seguida de divulgação de propaganda (5), Corrupção eleitoral (3) uso de alto-falante (1) e Transporte Ilegal de Eleitores (01). Os estados com o maior número de candidatos presos são Sergipe (09), Minas Gerais (8) e Paraná (05).
Urnas
O TSE também informou no boletim que subiu para 1,7 mil o número de urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas até o momento em todo o Brasil, devido a mau funcionamento.
A votação no primeiro turno das eleições municipais deste ano teve início às 7h, sempre no horário local.
O número representa 0,38% do total de urnas eletrônicas. Mais de 450 mil equipamentos estão aptos a serem utilizados nas eleições deste ano, sendo que cerca de 52 mil são de contingência, ou seja, ficam de reserva para alguma eventualidade.
O estado que teve mais urnas substituídas foi São Paulo (315), seguido por Rio de Janeiro (142), Rio Grande do Sul (295) e Minas Gerais (207).
Até o momento, não foi necessária a adoção de votação manual por cédulas em nenhuma localidade. O procedimento está previsto em caso de não ser possível substituir as urnas eletrônicas que apresentem defeito.
O TSE compila os números informados pelos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado. Os dados seguem sendo atualizados ao longo do dia.
*Notícia com dados atualizados pela Redação do ON