Candidatura em nome da juventude

Vereador mais jovem eleito na atual disputa municipal, Michel Oliveira (PSB) promete um mandato voltado à educação, ao trabalho e à assistência social

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), aos 31 anos de idade, Michel Schwalbert Oliveira é o vereador mais jovem eleito em Passo Fundo no pleito deste ano. A candidatura, embasada na convicção de que “Todo poder vem do povo”, obteve 972 votos. Embora já tivesse concorrido pelo mesmo partido na disputa eleitoral de 2016, esta é a primeira vez que Michel é escolhido para ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores.

O caráter jovem não é apenas uma característica pessoal do novo vereador eleito, mas também uma bandeira constante em sua candidatura. Isto porque, além de ser estudante de Sociologia e atuar como barman em casas noturnas da cidade, até então, Michel era também titular da Coordenadoria da Juventude de Passo Fundo – ligada ao gabinete do atual vice-prefeito, João Pedro Nunes –, função que exercia desde o ano de 2017.

A trajetória política vinculada à participação social e representação juvenil, no entanto, antecede a experiência como candidato a vereador ou coordenador da Juventude. “Começou em 2008, com a luta pela construção das pistas de skate na cidade”, resgata, mencionando a época em que foi presidente da Associação dos Skatistas de Passo Fundo e quando diz ter ajudado a conquistar pistas de skates em espaços públicos como o Parque da Gare, o Parque Linear do Sétimo Céu e a Praça Tocchetto. “Depois, fui assessor parlamentar de gabinete na Câmara de Vereadores entre 2012 e 2014 e, em 2015, atuei na Secretaria de Desporto e Cultura”, resgata.

A principal motivação para concorrer a uma vaga no Legislativo Municipal, nas palavras de Michel, é o desejo de levar renovação à Câmara de Vereadores. “Não só a renovação de pessoas, mas que traga qualidade, conhecimento, trajetória e o desejo por protagonismo, no sentido de não ficar apenas esperando e sim ser a transformação que a gente tanto deseja na comunidade”, afirma.

 

Bandeiras durante a campanha

Durante a campanha eleitoral, o candidato do PSB defendeu três principais bandeiras: “educação”; “trabalho, profissionalização e renda”; e “assistência social e movimentos sociais populares”. Dentro delas, apresentou proposições ligadas a questões como cidadania, meio-ambiente, inclusão social e tecnologia. “Isso tudo foi resumido em um trabalho que, na verdade, já vínhamos realizando ao longo desses seis últimos anos de vida pública. O que pretendo fazer agora é ampliar essas ações transformando as mesmas em projetos de lei”, garante.

Para os jovens, a principal proposta de Michel Oliveira é a criação do Sistema Municipal da Juventude, através da fundação de um Conselho, Plano e Fundo Municipal da Juventude. “Isso tudo vai prever trabalho e políticas públicas e sociais aos jovens para os próximos 10 anos. Também quero propor linhas de crédito estudantil municipais para facilitar o acesso do estudante de baixa renda ao ensino superior”, explica.

Como skatista e admirador dos esportes, o vereador também promete batalhar pela ampliação das políticas públicas e os investimentos ao desporto em todas as suas modalidades, acreditando no potencial de transformação social do setor. “Será uma construção coletiva. O mandato si é um mandato coletivo, que contará muito com a comunidade, principalmente para e colocar em prática as principais demandas, lutando sempre por benefícios aos cidadãos”.

Gostou? Compartilhe