Estadual de Karatê tem mais de 250 inscritos

Evento terá a participação dos mestres Ugo Arrigoni e Yasutaka Tanaka

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O 15º Campeonato Estadual de Karatê-Do Tradicional tem início hoje, a partir das 19 horas, no Ginásio da UPF. O evento tem realização da Academia Renshukan Karate-Do e supervisão da Federação Sul-Riograndense de Karatê-Do Tradicional. Os mestres Yasutaka Tanaka (japonês) e Ugo Arrigoni vão ministrar cursos teóricos e práticos para todas as categorias, durante os três dias de realização do campeonato. As competições acontecem a partir das 18 horas de hoje, no Ginásio da UPF. A atleta passo-fundense, Manuela Spessatto e o seu pai, Derli Spessatto, fazem parte da organização do evento na cidade e afirmam que o número de inscritos superou todas as expectativas da organização. “As inscrições já se encerraram e tivemos 250 inscritos, o que superou totalmente o número que havíamos pensado. O campeonato infantil – até 13 anos, acontece a partir das 18 horas de sábado. As competições do juvenil e adulto acontecem no domingo”, conta Manuela.

Seletiva
O estadual serve como seletiva para a Seleção Gaúcha de Karatê e os atletas que conseguirem boa classificação devem ser convocados. Para que se credenciem para a disputa do campeonato brasileiro, eles precisam participar de treinos e de outras competições em nível estadual. Manuela afirma que durante a realização do campeonato a cidade deve ter um bom número de visitantes. “Entre competidores, seus familiares, amigos e árbitros, devemos ter umas 500 pessoas. É importante dizer que os cursos e as competições serão realizados no ginásio da UPF”. Ela afirma que, apesar da universidade ser afastada da cidade, o lugar é o melhor pelo motivo da concentração dos participantes. Os cursos teóricos e práticos, que serão ministrados pelos mestres Yasutaka Tanaka e Ugo Arrigoni, vão servir para melhorar a técnica dos atletas em cada uma das suas categorias. “Teremos os cursos da faixa marrom até a preta e da faixa branca até a azul-escura”.

Exames
Os tradicionais exames de faixa, que acontecem apenas uma vez por ano, também serão realizados durante o campeonato estadual. Manuela conta que 30 atletas devem passar pelo crivo dos avaliadores. Quanto maior o DAN, mais alta é a qualificação do atleta. “Eu vou fazer para 3º DAN. Meu pai vai fazer para 4º DAN e meu irmão para 1º DAN. O mestre Tanaka, que vem para ministrar os cursos, está hoje em 7º DAN e o mestre Ugo está no 5º DAN. Eles são muito bem qualificados para fazer as avaliações”.

Idade pra começar
De acordo com Manuela a menor categoria do Karatê-Do Tradicional é até sete anos, mas ela diz que não existe uma idade específica para começar. “Eu já estou dando aulas para crianças de três anos e isso é muito bom porque melhora a motricidade, limites e a disciplina. Eles começam a aprender a escutar mais e para criança isso é ótimo”.

Programação
Sábado:
9 horas – Curso com Yasutaka Tanaka – faixas marrom e preta;
10h30 – curso com Ugo Arrigoni – faixa branca à azul-escura;
11h30 – encerramento da manhã;
14 horas – Curso com Ugo Arrigoni – faixas marrom à preta;
15h30 – curso com Yasutaka Tanaka – faixa branca à azul-escura;
17 horas – Exame de Graduação DAN;
18h30 – Início do Campeonato 1º Festival Infantil até 13 anos;
21 horas – encerramento.

Domingo:
9 horas – Chegada e recepção dos dirigentes e participantes – Desfile Oficial;
10h30 – Início das competições (Juvenil e Adulto);
17 horas – encerramento das competições;
17h30 encerramento geral.

Gostou? Compartilhe