Chegou o Anuário do Futebol Passo-Fundense

Uma completa resenha esportiva de 2019 para baixar gratuitamente

Por
· 2 min de leitura
Livro está disponível onlineLivro está disponível online
Livro está disponível online
Você prefere ouvir essa matéria?

Já está disponível a oitava edição do Anuário do Futebol Passo-Fundense, de autoria de Lucas Scherer. O material chega com novidades: nova capa, novo planejamento gráfico e uma ampliação da página de estatísticas dos clubes. A edição traz o resultado de 183 jogos por 13 competições ou amistosos, com os 102 principais fatos de 2019, além de destacar 287 datas importantes do futebol passo-fundense.

Gaúcho no Brasileirão
A primeira parte do Anuário traz sete análises sobre fatos do último ano: "Apesar de tudo, foi um bom Brasileirão", sobre a participação do Gaúcho, pela primeira vez, no Campeonato Brasileiro da Série D, com direito a usar time alternativo na rodada final para focar suas forças na Segunda Divisão do estadual; "Os 50 anos do Vermelhão da Serra", sobre as bodas de ouro de um dos maiores estádios do interior gaúcho; "Os 30 anos do Campeonato Municipal", destacando alguns pioneirismos que aconteceram em 2019 e trazendo uma lista até então inédita de todos os campeões da cidade; e textos sobre as perdas do ano que passou: "O adeus ao 'Pelé da Serra'" (Santarém); "A crônica esportiva perde o seu mestre" (Meirelles Duarte); e "A dolorosa despedida do goleador das quadras" e "Um por todos, todos por um!" (ambos sobre o jogador Radaeli, do Passo Fundo Futsal).

Acontecimentos e personalidades
A segunda parte traz um resumo diário dos principais acontecimentos envolvendo clubes, jogadores ou personalidades ligadas de alguma maneira a Passo Fundo. A seguir, apresento os resultados de 2019, com as súmulas dos jogos pelo Campeonato Brasileiro Série D, Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso, Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão e Copa FGF (chamada neste ano de Seu Verardi); e resultados de competições como Campeonato Municipal e Liga Gaúcha de Futsal, além de uma ficha, agora ampliada como já dito, com informações de Passo Fundo, Gaúcho e Passo Fundo Futsal. Na quarta parte do Anuário são destacados 287 acontecimentos relevantes para a história do futebol em Passo Fundo desde março de 1882.

O desgastante passatempo de Lucas Scherer
O autor do livro é Lucas Scherer Cardoso, jornalista, roteirista e tradutor nascido em Passo Fundo. Graduado em jornalismo pela UPF, iniciou em O Nacional e fez pós-graduação em Buenos Aires. Dentre outras obras, já publicou Bebeto - O Canhão da Serra. Em 2012, foi a vez de Os Donos da Bola: O Campeonato Citadino de Futebol de Passo Fundo (a quarta edição, ampliada e atualizada, foi lançada em 2019); e, em 2016, do Almanaque Tricolor - Os 30 anos do EC Passo Fundo e do Passo-Fundenses Olímpicos. Em 2018, lançou dois livros: Eu sou Gaúcho e O Livro Alviverde (olivroalviverde.com), os dois sobre os 100 anos do Gaúcho. Desde 2013, publica o Anuário do Futebol Passo-Fundense. Todos os livros podem ser baixados gratuitamente. A deia de fazer um anuário surgiu quando Lucas colhia informações para os livros do Bebeto e dos 100 anos do Gaúcho. “Se houvesse uma publicação que resumisse o ano que passou, como um caderno de retrospectiva, o trabalho de pesquisa ficaria bem mais fácil”. Para publicar cada edição “é um trabalho desgastante, afinal tem que acompanhar o dia a dia. E para isso a imprensa é o referencial”, explica Lucas que não esconde sua paixão pelo esporte. “É também um grande passatempo para mim."


É grátis
Com 47 páginas, o Anuário 2019 vem no formato e-book (pdf). Para baixar visite o site bit.ly/futebolpassofundo e faça o download. Contato com o autor
lucasscherer@yahoo.com. O livro é grátis.

Gostou? Compartilhe