Centenário do Gaúcho está em livro

Pesquisa do jornalista Lucas Scherer é para baixar gratuitamente

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Foram 19 anos de pesquisa realizada pelo jornalista Lucas Scherer para concluir o “Livro Alviverde”, trazendo toda a história do centenário Sport Clube Gaúcho de Passo Fundo. São 932 páginas e o livro pode ser baixado gratuitamente. A obra, que parte de um ambiental de Passo Fundo em 1918, traz a história do Periquito do Boqueirão com uma abordagem diferente: são 100 perguntas e respostas que vão desde a fundação na Casa Barão até curiosidades sobre por que o Gaúcho é chamado de “o mais querido da cidade”. E não faltam histórias, como as camisas utilizadas, acontecimentos em jogos, o Cinquentenário em 1968 e o comportamento da torcida. Sobre os ídolos do Gaúcho, abre espaço para mitos e verdades sobre Bebeto e Daizon Pontes. Os estádios do Sport Clube Gaúcho são apresentados com fichas e estatísticas. Tem a lista dos presidentes e a biografia dos dois patronos. Além disso, Lucas selecionou passagens importantes do clube que mereceram uma abordagem individualizada em textos rápidos.

 

Fichas dos jogos
Todos os jogos do Gaúcho estão no Livro Alviverde. São 367 páginas com as fichas técnicas das 1.921 vezes em que a camisa periquita entrou em campo. Depois, as estatísticas mostram “quem é quem”, de quem mais jogou a quem mais gols fez pelo clube (quem poderia ser?), os técnicos que mais estiveram à beira do campo e os com melhor aproveitamento, os confrontos diretos e muitos números.

 

Sons e imagens
O Livro Alviverde tem duas novidades. Permite ouvir a gravação original do hino, composta pelo maestro Alfredinho, utilizando um link ou o QR Code no smartphone que ele leva você até o YouTube. Também propicia um passeio virtual, através do Google Maps, para conhecer a localização dos estádios do Gaúcho. O autor elege a sua Seleção do Centenário, um time imbatível, reunindo craques que jogaram dos anos 1920 ao final dos anos 1980, em um fantástico exercício de imaginação.

 

Projeto pessoal
Lucas Scherer é jornalista, roteirista e tradutor nascido em Passo Fundo. Graduado em jornalismo pela UPF, iniciou em O Nacional e fez pós-graduação em Buenos Aires. Já publicou Bebeto - O Canhão da Serra, Os Donos da Bola e, desde 2013, publica o Anuário do Futebol Passo-Fundense. Sobre o Livro Alviverde, diz que “foi um projeto pessoal desde a época da faculdade, que levou 19 anos para pesquisar as 1.921 fichas dos jogos, histórias, uniformes, escudos, estatutos e fotos. A proposta é valorizar e resgatar o passado, para não deixar as façanhas serem esquecidas”.

 

De graça
O Livro Alviverde - Os 100 anos do Sport Clube Gaúcho tem 932 páginas. É disponibilizado gratuitamente no formato e-book (pdf) em arquivo de 101 MB.


Para baixar visite o site olivroalviverde.com e faça o download.

Gostou? Compartilhe