Brutos olímpicos

Rúgbi voltou a ser esporte olímpico e estará no Rio de Janeiro em 2016

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O rúgbi é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, perdendo apenas para o futebol de campo. O objetivo do jogo é levar a bola para além da linha de gol dos adversários e apoiá-la contra o solo para marcar pontos. É disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos.
 A bola de rúgbi é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 140 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento.
 Para a pratica do esporte são necessários alguns equipamentos, e as proteções devem ser todas flexíveis, feitas geralmente de pano e borracha. Além disso, é necessário o uso de uma chuteira específica para a prática, que possui as travas maiores do que as chuteiras de futebol; uma proteção para os dentes, chamada boqueira; um colete protetor, denominado shoulder pad e uma proteção para a cabeça, chamada scrum cap, que não é obrigatória.
 O campeonato mundial de rúgbi (também denominado copa do mundo, como no futebol) é o terceiro evento esportivo mais assistido no mundo, perdendo apenas para a já citada Copa do Mundo de Futebol e para as Olimpíadas de Verão (nossos tradicionais jogos olímpicos). Por falar em olimpíadas, o rúgbi voltará a ser esporte olímpico em 2016, no Rio de Janeiro.
 Atualmente, o esporte é praticado em mais de 100 países, e é especialmente forte nos de origem e colonização britânicas, como na Nova Zelândia (com os famosos All Blacks), na Austrália (os Wallabies) e na África do Sul (os Springboks), sendo essas as três seleções mais fortes do mundo. O esporte também é muito popular na França, Itália, Argentina e Uruguai. No Brasil, anualmente é realizado, desde 1964, o Campeonato Brasileiro de Rúgbi. Ainda pode ser considerado um esporte de baixa popularidade no país, mas apresenta um bom nível de crescimento desde a década de 1990, principalmente no Estado de São Paulo. Com inclusão da modalidade no programa os Jogos Olímpicos de 2016 a então Associação de Rúgbi foi transformada em Confederação, o que deu direito ao rúgbi de receber verba das leis de incentivo ao Esporte.

 

Gostou? Compartilhe