Mundo homenageia os 80 anos do Rei Pelé

Fifa destaca que o brasileiro foi o único a conquistar três Copas

Por
· 1 min de leitura
Foto: Roberto Jayme/Reuters/CBFFoto: Roberto Jayme/Reuters/CBF
Foto: Roberto Jayme/Reuters/CBF
Você prefere ouvir essa matéria?

Vossa Majestade do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé completou 80 anos nesta sexta-feira (23). O jogador marcou 1.282 gols em toda a carreira. O eterno camisa 10 do Brasil recebe homenagens de diversos clubes e instituições em todo o mundo. A Fifa publicou um vídeo do atleta com a legenda “o único jogador a vencer três copas do mundo”. A mensagem faz referência aos títulos conquistados pela seleção canarinho em 1958 (Suécia), 1962 (Chile) e 1970 (México).

Pelé é considerado o maior jogador de futebol da história, tendo sido eleito melhor atleta do século por diversas revistas e instituições especializadas. Seu último jogo oficial foi em 1977, com a camisa do Cosmos. Como jogador, Pelé eternizou a camisa 10 da seleção brasileira, conquistando três Copas do Mundo. Também foi campeão mundial pelo Santos. 

 Exposição 

Para marcar os 80 anos do Rei do Futebol, o Museu do Futebol reabriu as suas portas para a exposição “Pelé 80 – o Rei do Futebol”.

A mostra é lúdica e tem início com a instalação de uma enorme escultura de Pelé logo na entrada do museu. A escultura antecede a apresentação de uma animação feita especialmente para a mostra, com 444 imagens históricas que cobrem desde os primeiros anos de Pelé na cidade de Três Corações (MG), passando pela conquista da Copa de 1958; pelos 18 anos em que defendeu a camisa do Santos; e, por seu último jogo, defendendo o Cosmos, em Nova York.  


Gostou? Compartilhe