Tecnologia nas provas práticas do Detran/RS

Provas práticas do Detran/RS terão filmagem, biometria e monitoramento em tempo real

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?

O Detran/RS prepara licitação para compra de equipamentos que vão qualificar os exames práticos de direção  no Estado. As provas terão identificação biométrica do candidato, câmeras com capacidade para filmar dentro e fora do veículo, registrando todas as etapas da prova, além de tablets onde serão registradas as faltas e resultados, eliminando os formulários em papel. As imagens serão monitoradas pelo Detran/RS através de uma central e arquivadas como prova da legitimidade do resultado.

A iniciativa pioneira do Rio Grande do Sul tem como objetivo dar transparência total ao processo. Além de padronizar os procedimentos dos examinadores e evitar fraudes, possibilitará ao candidato que entre com recurso em caso de discordância com o resultado.

O novo processo se iniciará com a identificação biométrica do candidato, através de sua impressão digital. Seus dados serão registrados em um tablet pelo examinador diretamente no sistema. Durante a prova, o examinador preencherá o check list com as faltas e acertos executados pelo candidato. O percurso e a velocidade do veículo também serão monitorados através do equipamento e o Detran/RS poderá acompanhar as provas em tempo real.

O prazo para implantação do novo processo depende da licitação, que está em fase de finalização do edital. “Essa tecnologia vai qualificar o processo de exames de forma inédita. Iniciará de forma piloto em Porto Alegre, e após os ajustes necessários, se estenderá para todo o Estado”, explica o Presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos.

Confira aqui ilustrações com as etapas do processo

 Detran/RS

Gostou? Compartilhe