RS assina Termo de Cooperação com governo francês

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
Duas iniciativas do Governo do Estado referentes a Recursos Humanos e Gestão Pública chamaram a atenção do governo francês. Trata-se do Comitê de Diálogo Permanente (Codipe) e da Rede Escola de Governo (REG). Uma proposta de Termo de Cooperação Técnica foi constituída entre a Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh) e representantes da Embaixada da França, com o objetivo de troca de experiências entre os dois governos. 

O representante do governo Francês, Eric Roty, realizará uma palestra sobre o Conceito de Política Pública na França, no dia 19 de novembro, às 9h, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari. Na oportunidade, será assinado o termo entre as entidades. Para a diretora do Departamento da Administração dos Recursos Humanos (Dearh), Maristela Heck, a atual administração do Estado foca seus esforços para constituir programas e projetos em nível de políticas públicas. "Hoje verificamos que as ações de governo sofrem constantes descontinuidades. Isso acarreta na falta de políticas públicas qualificadas. Quando há programas eficientes, um dos primeiros movimentos é garantir a sua continuidade", destacou Maristela. 

Para a titular da Sarh, Stela Farias, o Governo do Estado tem como objetivo evitar o trabalho alienado. "Os servidores públicos precisam saber o significado do seu trabalho, para que serve, qual a importância dele. Para além disso, o dimensionamento faz parte da melhoria da gestão dos procedimentos internos da administração pública e para dar celeridade e oferecer um atendimento mais eficaz à população", destacou. 

Codipe 
O Comitê de Diálogo Permanente (Codipe) é um instrumento de interlocução do governo com os servidores públicos, através de suas entidades representativas, visando o estabelecimento de diretrizes gerais que norteiem a construção de políticas para o funcionalismo. Por demanda do governador do Estado, Tarso Genro, a Sarh busca construir um fórum para a discussão com os servidores. Constituído um grupo para delinear a dinâmica de funcionamento com a participação das Secretarias da Fazenda, da Administração e da Assessoria Superior, o fórum não trata exclusivamente de salários, mas da construção de uma política mais ampla. 

Escola de Governo 
A Rede Escola de Governo do Rio Grande do Sul (REG) é um sistema de formação continuada voltada aos servidores públicos e agentes sociais. A REG foi construída pelo Governo do Estado, por meio da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), em parceria com instituições de ensino superior de interesse público, sem fins lucrativos. Entre outros objetivos, a rede pretende promover a formação continuada para os servidores públicos e agentes sociais. 

Gostou? Compartilhe