Abastecido por inteligência artificial, chatbot em sites do governo do RS reponde dúvidas sobre coronavírus

Chatbots simulam um ser humano em um processo de conversação

Por
· 1 min de leitura
Recurso está disponível na plataforma rs.gov.br e no site da Secretaria da SaúdeRecurso está disponível na plataforma rs.gov.br e no site da Secretaria da Saúde
Recurso está disponível na plataforma rs.gov.br e no site da Secretaria da Saúde
Você prefere ouvir essa matéria?

O governo do Estado lançou nesta quinta-feira (2/4) um dispositivo de inteligência artificial (chatbot) destinado a responder perguntas sobre o tema coronavírus na plataforma rs.gov.br e no site da Secretaria da Saúde. Ao acessar um deles, um ícone aparece no canto da tela.

O chatbot poderá responder a questionamentos sobre a transmissão do vírus, os principais sintomas da doença, as formas de prevenção e o avanço da Covid-19, por exemplo. A ferramenta foi lançada em transmissão ao vivo pelas redes sociais com o governador Eduardo Leite relatando atualizações sobre o combate à pandemia no Estado.

O chatbot apoia-se nas bases de dados médicas e científicas sobre o tema Covid-19, divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas principais autoridades da área. O dispositivo, que usa conceitos gerais de machine learning e inteligência artificial na sua estrutura, tem ainda a habilidade de “aprender” e qualificar suas respostas de forma permanente, na medida em que interage com os usuários. Todas as informações foram e continuarão sendo continuamente validadas pela Secretaria da Saúde.

O sistema robotizado é resultado de parceria entre a Secretaria da Saúde, principal idealizadora e responsável pela validação de todas as informações técnicas e científicas, a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), responsável pela governança de TI do RS e gestora da plataforma rs.gov.br, a Procergs, que integrou a solução com os portais do Estado, e a empresa gaúcha 4All Tecnologia, que ofereceu a ferramenta de chatbot gratuitamente ao Estado.

Chatbots são programas de computador que tentam simular um ser humano em um processo de conversação. O objetivo é responder a diversas perguntas de tal forma que os usuários tenham a impressão de estar conversando com uma pessoa do outro lado.

Gostou? Compartilhe