Roupas infantis e cobertores são foco da Campanha do Agasalho 2020

O tema “Mais do que nunca, é tempo de solidariedade” destaca a importância de doações em época de frio e Covid-19

Por
· 2 min de leitura
Governador Leite e o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Júlio César Rocha Lopes, no lançamento da campanha - Foto: Gustavo Mansur / Palácio PiratiniGovernador Leite e o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Júlio César Rocha Lopes, no lançamento da campanha - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Governador Leite e o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Júlio César Rocha Lopes, no lançamento da campanha - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Você prefere ouvir essa matéria?

A Campanha do Agasalho 2020 foi lançada nesta quinta-feira (4/6) em transmissão ao vivo pelas redes sociais. Realizada anualmente, a campanha incentiva a doação de roupas, calçados e cobertores por parte da população. Assim como no ano passado, roupas infantis são a prioridade da campanha, assim como cobertores.

O intuito da ação é atender pessoas em situação de vulnerabilidade quando as temperaturas estão mais baixas. Neste ano, o rigor das baixas temperaturas do inverno está acompanhado pela crise provocada pela pandemia de coronavírus. Esse é a justificativa do tema “Mais do que nunca, é tempo de solidariedade.” 

Uma vez que, costumeiramente, os hospitais gaúchos ficam movimentados no inverno devido ao crescimento da incidência de casos de doenças respiratórias, é importante manter a população aquecida. “Essas doenças vão demandar atendimento no mesmo sistema de saúde que está lidando com os casos de coronavírus. É importante reduzirmos os casos de outras doenças respiratórias para que não rivalizem na disputa por atendimento”, ressaltou o governador Eduardo Leite.

Distribuição

As doações serão enviadas para vítimas de desastres naturais, instituições beneficentes e famílias carentes. Casas de passagem, ONGs, hospitais, instituições religiosas, asilos e instituições que acolhem menores em situação de vulnerabilidade social também são contempladas. Embora a doação seja amplamente estimulada, neste ano a entrega e coleta dos itens deverão ser realizadas mediante agendamento, para evitar aglomerações na Central de Doações, pelo telefone (51) 3288-6781.

Onde Doar

• Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros;

• Coordenadorias regionais da Defesa Civil: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo;

• Grupo Zaffari (supermercados Zaffari e Bourbon, Bourbon Shopping e Moinhos Shopping)

• Unidades do Sesc;

• Central de Doações da Defesa Civil do RS (Porto Alegre).

Além disso, devido ao modelo de distanciamento controlado, o estado lançou a campanha com uma novidade: pontos de drive-thru móveis e fixos, instalados para receber doações. A população pode começar a levar calçados, roupas e cobertores aos pontos indicados já a partir deste fim de semana. Até o momento, a novidade foi divulgada apenas para a Porto Alegre.

Parceiros da Campanha

Até o dia 30/6, o aplicativo 99 irá subsidiar até metade do valor de corridas para pontos de coleta drive-thru de doações da Campanha do Agasalho no estado. Os interessados poderão enviar as doações sem que o passageiro precise embarcar no carro. Para participar, basta solicitar a corrida pelo aplicativo da 99 e colocar as doações diretamente no porta-malas ou, se desejar, embarcar e ir até o destino. Para usar os descontos, limitados a R$ 15 para viagens de ida aos pontos de coleta da cidade, basta inserir o endereço do ponto de coleta no campo de destino da corrida pelo app da 99. Todos os ganhos dessas corridas serão destinados aos motoristas parceiros.

A Campanha do Agasalho conta também com o apoio do Grupo Zaffari, Sesc RS, Sindifisco RS, Instituto Unimed, Farmácias São João e Panvel.

Gostou? Compartilhe