Covid-19: estado sobe em raking de transparência de dados

O Rio Grande do Sul avançou 19 pontos no ranking e saltou da nona posição para a terceira

Por
· 1 min de leitura
Novo painel disponível no estado (Foto: Reprodução)Novo painel disponível no estado (Foto: Reprodução)
Novo painel disponível no estado (Foto: Reprodução)
Você prefere ouvir essa matéria?

O Rio Grande do Sul está em terceiro lugar no ranking de transparência sobre dados epidemiológicos da Covid-19 da Open Knowledge Brasil, publicado na quinta-feira (4/6). Ao lado do Distrito Federal, o Estado está com 95 pontos no ranking, de um total de 100.

Também na quinta (04), o governador Eduardo Leite anunciou ajustes no Painel Coronavírus RS, disponível no link. A atualização traz novos dados, ampliação de outros já existentes, e a possibilidade de fazer o download das planilhas para o cruzamento de informações.

O número de casos confirmados e recuperados, óbitos, hospitalizações, taxa de ocupação de leitos, incidência sobre a população e números por município e em ordem cronológica, por exemplo, estão detalhados e disponíveis para download, em formato CSV, utilizado para armazenamento de dados e que pode ser interpretado em diferentes programas.


Open Knowledge Brasil

O mais recente boletim da Open Knowledge Brasil, publicado na quinta (4), aponta que o Rio Grande do Sul avançou 19 pontos no ranking e saltou da nona posição para a terceira. "Com trabalho notável no uso de dados para enfrentamento à pandemia, o Estado foi o último sulista a subir para as primeiras posições do ranking" devido à "abertura de microdados e a reformulação do principal site de indicadores de Covid-19", diz o texto divulgado pela organização.

Também chamada de Rede pelo Conhecimento Livre, a Open Knowledge Brasil pertence à Open Knowledge Internacional e é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. 

Gostou? Compartilhe