CEEE investe R$ 16 milhões em usinas do Norte do RS

Nas unidades de Passo Fundo, Ernestina, Tio Hugo e Capigui os trabalhos já foram concluídos

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Estão em andamento as obras de automação e atualização tecnológica da usina de Guarita, no município de Erval Seco. Até o fim de agosto, a pequena central hidrelétrica, que tem capacidade instalada para gerar 1,76 MW de energia, recebe equipamentos digitais que substituirão os atuais analógicos. Guarita é a terceira usina do Norte do RS a ser modernizada pela CEEE Geração e Transmissão, com investimentos de R$ 16 milhões, oriundos de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nas unidades de Ernestina, em Tio Hugo, e Capigui, em Passo Fundo, os trabalhos já foram concluídos.

 

A finalidade é ampliar a disponibilidade de geração de energia e a vida útil da usina, que está em operação desde 1953. Os novos equipamentos vão executar as funções de controle, comando, medição, proteção e regulação. Com isso, todo o funcionamento da usina pode ser supervisionado e telecomandado a partir do Centro de Operações do Sistema Salto, localizado na Usina de Canastra, em Canela.

 

As obras estão com 30% dos trabalhos concluídos. A máquina está desmontada e a turbina e o eixo foram levados pela empresa contratada para usinagem em uma metalúrgica no município de Estrela. Aproveitando a interrupção na produção de energia, as equipes da CEEE fazem uma série de manutenções corretivas no grupo gerador, enquanto a contratada instala os equipamentos digitais que vão monitorar o funcionamento da usina. 

 

Mais sobre a usina de Guarita
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) tem a casa de força no município de Erval Seco, às margens do rio Guarita. Em operação desde 1953, possui uma unidade geradora de 1,76 MW. O reservatório tem margens em Redentora e Erval Seco e é formado por duas barragens: a de Guarita e a de João Amado.

 

Mais sobre o Grupo CEEE
O Grupo CEEE atua no setor energético e está presente em todo o Rio Grande do Sul, onde possui concessões de usinas hidrelétricas e eólicas, de transmissão e de distribuição de energia, além de participações em empreendimentos ligados ao setor. Criada em 1943, é a maior empresa do setor de energia elétrica do Rio Grande do Sul e a 8ª maior empresa do Rio Grande do Sul, de acordo com a pesquisa Grandes e Líderes no Rio Grande do Sul, da Revista Amanhã em 2017. Entre usinas próprias e participações, a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica tem potência instalada de 1.252,22 MW. São 15 usinas próprias (que somam de 909,0 MW de capacidade instalada), concentradas nas regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul.

Gostou? Compartilhe