Semana de chuva e frio intenso em todo o Estado

O Boletim aponta para a ocorrência de chuva e frio intenso durante toda a semana, em todas as regiões do Estado, causada pela aproximação de uma forte massa de ar seco e frio sobre o Estado, que afastará a nebulosidade e provocará um forte declínio nas temperaturas.

Escrito por
,
em

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS) divulgou boletim semanal com a previsão meteorológica para o período de 23 a 29 de maio, além de uma análise climática da semana que se encerra.

O Boletim aponta para a ocorrência de chuva e frio intenso durante toda a semana, em todas as regiões do Estado, causada pela aproximação de uma forte massa de ar seco e frio sobre o Estado, que afastará a nebulosidade e provocará um forte declínio nas temperaturas. Há a possibilidade de geada no domingo (25) na Campanha, Planalto Médio e Serra do Nordeste. 

Os volumes de precipitação previstos devem oscilar entre 35 e 70 mm em parte do Alto Vale do Uruguai, Planalto Médio e Serra do Nordeste, podendo superar esse valor em algumas localidades. Na Depressão Central, parte das Missões, Fronteira Oeste e Região Metropolitana, os totais deverão variar entre 10 e 30 mm. 

Apenas em pontos da fronteira com o Uruguai e Sul os valores deverão ficar em torno de 5 mm. As temperaturas máximas oscilarão entre 15°C e 21°C na maioria das áreas.

O clima de 16 a 22 de maio – O documento destaca que esta semana foi marcada por volumes significativos de chuva em grande parte do Estado, principalmente na faixa Norte e no Noroeste. Os maiores volumes de chuva observados nas estações do Inmet e do CemetRS ocorreram em Lagoa Vermelha (102 mm), Vacaria (116 mm), Passo Fundo (125 mm), Cruz Alta (126 mm), Santo Augusto (146 mm), Santa Rosa (147 mm), São Luiz Gonzaga (170 mm) e Ibirubá (177 mm). A temperatura mínima do período foi observada na segunda-feira (19) em Jaguarão (5°C) e a temperatura máxima ocorreu no sábado (17), em São Luiz Gonzaga (27,2°C). 

Com informações do governo do Estado

Gostou? Compartilhe