Daer informatiza autorização para trânsito de cegonheiros

A partir de segunda-feira (8), os cegonheiros poderão obter a licença no site do Daer

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logísticas e Transportes – vai modernizar o sistema de autorização especial de trânsito (AET) para circulação de caminhões que transportam veículos, chassis e cargas paletizadas.

A partir de segunda-feira (8/7), os chamados cegonheiros poderão obter a licença no site da instituição, na área Sistemas Daer. “Dessa forma, iremos otimizar o trabalho dos servidores e agilizar a liberação da autorização, que será obtida sem a necessidade de o usuário se deslocar até a autarquia”, destaca o diretor-geral do Daer, Sívori Sarti.

Desenvolvido por servidores efetivos das Superintendências de Tecnologia da Informação (STI) e de Transportes de Cargas (STC) do Daer, o sistema que substitui os processos administrativos (PROAs) foi criado sem custos para a autarquia. Ele possibilitará reduzir o tempo dos trâmites que hoje variam de 15 a 30 dias, aproximadamente, para dois ou três dias.

Segundo o despachante Olnei Huber, que participou dos testes para a implantação do sistema, a mudança traz melhorias para o usuário. “Agora, será possível imprimir a licença no nosso próprio local de trabalho. Não precisaremos mais enviar os documentos via rodoviária, van ou motoboy”, comenta. “E o melhor é que o formulário ficou muito simples de preencher”.

De acordo com a superintendente da STC, Alessandra Ribeiro, a informatização das autorizações especiais iniciou em novembro de 2017, quando os veículos com PBTC (peso bruto total combinado) entre 12 e 23 toneladas passaram a obter a autorização especial de circulação (AEC) via internet para transitarem na Estrada do Mar (ERS-389) mediante sistema também desenvolvido pelos técnicos da STI. “A intenção, em um futuro próximo, é oferecer o serviço on-line a todas as categorias de veículos de cargas que necessitam de AET”, adianta a engenheira.

Para os servidores da autarquia, a modernização contribui muito na redução do tempo de análise dos documentos, principalmente quando há necessidade de correções. O sistema possibilitará aos usuários identificar inconsistências ao preencher os campos com dados incompletos ou equivocados. “Esse recurso é fundamental para a eficiência do setor, que emite, em média, 200 autorizações de trânsito para cegonheiros por mês”, explica a superintendente.

Além disso, o sistema AET-CTV/Daer contribuirá com as ações de fiscalização do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). Ao realizar as abordagens, os agentes de trânsito poderão acessar o cadastro dos veículos no sistema da autarquia, verificando a regularidade das informações da AET, tanto pelo QRcode, que será impresso nas autorizações, quanto pelo acesso direto ao sistema.

 

Gostou? Compartilhe