Emater/RS-Ascar celebra Semana da Alimentação no Estado

Por
· 3 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?
No dia 16 de outubro será celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com o intuito de ressaltar a relevância das temáticas que envolvem a alimentação e a nutrição. A cada ano a FAO estipula um tema para reflexão que aborde essas questões. 

Em 2012 o tema proposto é "Cooperativas agrícolas que alimentam o mundo". De acordo com a organização, esse assunto foi escolhido para destacar o papel das cooperativas na melhoria da segurança alimentar e na contribuição para a erradicação da fome.

No Estado, essa celebração abrange a semana que vai do dia 15 ao dia 21, configurando-se assim a Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul. Ela é organizada por entidades governamentais e da sociedade civil, tais como a Emater/RS-Ascar, a Ação da Cidadania RS, o Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Fesans RS), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do RS (STDS), o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea RS) e o Conselho de Nutricionistas da 2ª Região (CRN2).

Para este ano, os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar na Região de Porto Alegre estão organizando atividades que vão marcar a data, como a palestra "Propriedade nutricionais dos alimentos", que será proferida nos dias 11, 15, 16 e 17 de outubro, em Capão da Canoa. O encontro é voltado às famílias beneficiárias do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A palestra do dia 11 acontece no Salão da Igreja Católica - na localidade de Zona Nova; no dia 15, no Clube de Mães - em Curumim. No dia 16, o evento acontece na sede do Centro Integrado de Ações Comunitárias, Salão da Igreja Católica - em Capão Novo e, no dia 17, no Salão da Igreja Católica - em Arroio Teixeira. Todos os encontros começam às 13h30.

O escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Maquiné promoverá, nos dias 11, 17 e 18 de outubro, oficinas de culinária. Os locais dos encontros serão na sede do Salão Paroquial Santo André Avelino, na Escola Municipal Zeferino Brasil e na sede do Clube de Mães Nossa Senhora do Caravággio, respectivamente. Nesses três dias, os extensionistas irão auxiliar o público da terceira idade, merendeiras e sócias do Clube das Mães, trazendo novas receitas para a capacitação. Todas as oficinas iniciam às 13h30.

Já no dia 16 de outubro, o município de Maquiné junta-se a Osório para realizar o Encontro da Alimentação Escolar "Agricultores Cooperativados Alimentando o Mundo". O evento, que começa a partir das 9h30, contará com a presença de agricultores associados à Cooperativa de Consumo e Comercialização dos Pequenos Produtores Rurais do Litoral Norte (Coopviva), e escolas estaduais e municipais dos municípios. Na ocasião, a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Cristina Gadea, fará palestra sobre alimentação escolar. Na sequência, será feita uma visita a duas propriedades de agricultores familiares.

Os municípios de Santa Maria do Herval, Dois Irmãos, Morro Reuter, Lindolfo Collor, Ivoti, Presidente Lucena e São José do Hortêncio participarão, no dia 16, do Encontro Intermunicipal da Semana da Alimentação. Serão realizadas palestras nas quais agricultores familiares, merendeiras e nutricionistas debaterão questões de segurança e soberania alimentar.

Nos dias 16 e 17 de outubro, será realizado em Sapiranga uma oficina de Culinária Saudável, no Residencial Ferrabraz, e também uma palestra sobre Alimentação Saudável e Sustentabilidade no Centro de Cultura. A iniciativa é uma parceria da Emater/RS-Ascar com Secretaria da Agricultura; Secretaria da Saúde Secretaria da Educação (SMED), Armazém Natural e Centro de Estudos Ambientais de Sapiranga (Cemeam).

Em Tapes, extensionistas da Emater/RS-Ascar, prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e agricultores familiares promoverão um encontro com as merendeiras do município, no dia 19 de outubro, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). O evento contará com palestras de nutricionistas e também com um jantar comemorativo à data.

Também no dia 19, Cerro Grande do Sul realiza o Encontro de Mulheres Agricultoras. O evento, que acontecerá no Salão da Igreja Luterana, é organizado pela Emater/RS-Ascar, juntamente com a Assistência Social e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na ocasião, será preparada uma receita coletiva e debatido o tema Mulher no Meio Rural.

Em Porto Alegre, o escritório central da Emater/RS-Ascar promoverá, em parceria com a Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), uma programação especial por ocasião da Semana da Alimentação. No dia 16, será realizada ao longo do dia, na sede central da Emater/RS-Ascar (Rua Botafogo 1051 - Menino Deus), uma feira de produtos orgânicos e também uma oficina cujo tema é "Possibilidades e Potencialidades do Uso das Frutas Nativas da Mata Araucária". Já dia 18 será desenvolvido um roteiro que visa apresentar o caminho pelo qual passa um alimento agroecológico, desde a produção até chegar à mesa das pessoas. No domingo (21/10), a unidade de Cooperativismo da Região de Porto Alegre da Emater/RS-Ascar vai montar um estande no Parque da Redenção, a partir das 10h, onde os extensionistas estarão repassando informações sobre o trabalho realizado pelas equipes junto às cooperativas, além de exposição de seus produtos.

AssessoriaEmater/RS-Ascar

Gostou? Compartilhe