Governo lança processo que apontará prioridades dos próximos quatro anos

Plano Plurianual (PPA) é um planejamento governamental que reúne ações de todos os órgãos de diferentes poderes da administração

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Os programas prioritários para os próximos quatro anos, a viabilidade financeira para a implementação e o quanto poderão superar os problemas enfrentados pelo cidadão são desafios que o governo do Estado está disposto a enfrentar. Para isso, está dando a largada neste mês de abril ao processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

 

Trata-se de um planejamento governamental que reúne ações de todos os órgãos de diferentes poderes da administração estadual e que orienta, a partir dos objetivos estratégicos da nova gestão, a elaboração das leis orçamentárias nesse período.

 

Para marcar a abertura da etapa de elaboração do PPA 2020-2023, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) realiza um evento, no dia 24 de abril, com a presença do governador Eduardo Leite. A atividade começa às 9h, no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. A meta é consolidar a versão final do Plano até o fim de julho, encaminhando a proposta para votação da Assembleia Legislativa em 1º de agosto.

 

Rede capacitada

Para o processo de elaboração, foram elencadas algumas diretrizes com a finalidade da definição das prioridades, levando em conta a integração entre os processos de planejamento, a transversalidade na implantação das ações (vários setores cuidando de maneira integrada dos problemas que mais impactam a sociedade), os aspectos regionais e o monitoramento dos resultados.

 

No dia seguinte à abertura do PPA, 25 de abril, está programado um fórum para discutir os objetivos estratégicos regionais, a partir das prioridades apontadas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

 

Ainda em março, o governador editou decreto instituindo a Rede de Planejamento e Orçamento do Estado, reunindo servidores de todos os setores do governo. Esse grupo está sendo treinado para a elaboração, acompanhamento e revisão do PPA 2020-2023. “O objetivo é qualificar a elaboração das políticas públicas para buscar melhores resultados na execução dos programas, em especial aqueles de característica transversal, e desenvolver uma ideia mais integrada sobre as prioridades estratégicas da gestão”, disse Leany Lemos, secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Gostou? Compartilhe