Semana Nacional do Trânsito tem intensa programação no Rio Grande do Sul

Neste ano, com o tema 'Eu sou + 1 por um trânsito + seguro', a programação busca equacionar a matemática da segurança trânsito

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

O Rio Grande do Sul terá intensa programação na Semana Nacional de Trânsito, que vai deste domingo (18) ao outro (25) e inclui seminários, cursos, workshops, apresentações artísticas, blitze educativas e de fiscalização, entre outras. Neste ano, com o tema 'Eu sou + 1 por um trânsito + seguro', a programação busca equacionar a matemática da segurança trânsito. Para valorizar o papel da educação para a segurança no trânsito, o Código de Trânsito Brasileiro, de 1997, dedicou a semana entre 18 a 25 de setembro para que os órgãos de trânsito debatam e promovam atividades que chamem atenção para um problema ou tema específico.
Além de campanha educativa nas redes sociais, o DetranRS agendou cinco cursos para diferentes públicos: Multiplicadores em Educação para o Trânsito (EAD), Curso de Formação de Pedestres (EAD), Elaboração de Projetos em Educação para o Trânsito, Condução Segura para Veículos Oficiais e o Pacto (Programa Programa de Ação Contínua pelo Trânsito nas Organizações), voltado para profissionais de RH e segurança no trabalho.
A Balada Segura aproveita a Semana Farroupilha para seguir com as ações diárias de fiscalização, mas também promove ações educativas no Acampamento Farroupilha, aplicando testes do etilômetro e tirando dúvidas sobre a Lei Seca e as consequências de dirigir sob o efeito de álcool. O feriado farroupilha marca a 63ª Operação Viagem Segura, com fiscalização reforçada nas estradas e a tradicional megablitz em Porto Alegre.
Também no Acampamento Farroupilha, Polícia Rodoviária Federal e o Comando Rodoviário da Brigada Militar, em parceria com a EPTC, Detran/RS e empresas certificadas do Transportadora da Vida, desenvolvem atividades artísticas e culturais no palco principal. O evento ocorre nesta segunda-feira (19), às 11h, no palco principal, seguido de caminhada pelos piquetes.
Na área de mobilidade, servidores do DetranRS realizam o Desafio Intermodal na quinta-feira (22), Dia Mundial sem Carro. Idealizado pela Comissão Ambiental da Autarquia, a ação vai comparar os diferentes modais segundo um conjunto de critérios: tempo despendido, custo, pegada de carbono. Também serão avaliados critérios importantes que, embora não possam ser medidos, têm seu peso nas nossas decisões: praticidade, conforto, segurança, efeitos sobre a saúde.
Em Porto Alegre, a EPTC promove uma intensa programação, entre elas, o 2º Seminário de Mobilidade Urbana Porto Alegre para Pessoas, com a presença de Vitor Pavarino, da Organização Panamericana de Saúde, entre outros nomes de peso na área. O evento será no Hotel Continental (Largo Vespasiano Veppo, 77). Na sexta-feira (23), o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do RS (Setcergs) e o Instituto Zero Acidentes promove um debate sobre o exame toxicológico e os impactos na Lei do Motorista na sede do Setcergs (Avenida São Pedro, 1420, Porto Alegre). Diversos municípios terão eventos e atividades, que debatem questões do trânsito para reduzir cada vez mais a acidentalidade no estado.

Acompanhe a programação no site do DetranRS, na seção Agende-se. Se o seu evento não está na programação, envie para o e-mail site@detran.rs.gov.br.

Gostou? Compartilhe