A partir de 2017 novo modelo de CNH começa a ser impresso

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A partir do dia 2 de janeiro, quem for a um Centro de Formação de Condutores providenciar a carteira de habilitação estará recebendo um novo modelo de CNH. O novo layout responde às exigências da resolução 598 do Conselho Nacional de Trânsito, com mais detalhes voltados à segurança do documento.

As carteiras do modelo antigo continuarão válidas e estarão sendo substituídas gradualmente, à medida que vencerem seus prazos para renovação. Publicada no Diário Oficial de 27 de maio deste ano, a resolução estipulou o prazo até 31 de dezembro para que os Detrans providenciassem as adequações. No Rio Grande do Sul, as CNHs impressas a partir de janeiro já contarão com o novo layout. A mudança não implica em qualquer tipo de reajuste.

A nova CNH conterá três números de identificação, sendo dois nacionais e um  estadual. O primeiro é o Registro Nacional, que será gerado pelo sistema informatizado da Base Índice Nacional de Condutores, composto por nove caracteres, mais dois dígitos verificadores de segurança. Ele é único para cada motorista e o acompanhará durante toda a sua existência como condutor, não sendo permitida a sua reutilização para outro condutor. O segundo é o número do espelho da CNH, formado por nove caracteres mais um dígito verificador de segurança, autorizado e controlado pelo Denatran. O terceiro é o número do formulário Renach, identificação estadual que coleta dados do candidato/condutor gerado a cada serviço, composto por onze caracteres, sendo as duas primeiras posições formadas pela sigla da Unidade de Federação expedidora, ou seja, o número identifica a Unidade da Federação onde o condutor foi habilitado ou realizou alterações de dados no seu cadastro pela última vez.

Dentro do campo 'Observações' do modelo da CNH constarão restrições médicas, exercício de atividade remunerada e cursos especializados com certificações expedidas. Todas essas informações estarão em formatos padronizados e abreviados. O mapa do estado também integra o novo layout, assim como o brasão em calcografia.

Gostou? Compartilhe