Comitiva do Níger vem ao Estado conhecer gestão do SUS

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Uma delegação intergovernamental do Níger (África), formada por cinco gestores e técnicos visitará o Rio Grande do Sul na próxima semana, de 1º a 5 de maio, com a finalidade de conhecer a experiência de implantação, gestão e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. A iniciativa integra a agenda governamental de cooperação técnica descentralizada "Sul a Sul", do Governo do Estado, e permitirá a cooperação internacional e intercâmbio de experiências, com o objetivo de aperfeiçoamento das políticas públicas.

O Níger não possui sistema universal de saúde pública e apresenta um alto índice de mortalidade infantil, além de deficiências como falta de saneamento básico e dificuldade de acesso aos serviços de saúde. A comitiva é formada pelos seguintes representantes: diretora de Saúde do Ministério do Níger, a médica Salamatu; diretora do Materno Infantil, Mme Hamsatou; direção do Instituto de Saúde Pública, Mme Tidder; o técnico da Asociación Consórcio de Cooperación (ACC) Carlos Aquiles Guimarães, da Espanha, e o estudante africano Sita.

Esta troca de conhecimento terá perspectiva transversal e de articulação em redes, envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),  Rede Unida e Comissão de Etnias do Conselho Estadual de Saúde do RS. A visita prevê uma agenda de reuniões e visitas técnicas na gestão estadual, municipalização da saúde, controle social e rede de serviços (atendimento em HIV/AIDS, Atenção Básica - saúde da família, serviços incluídos na Rede Cegonha e ações intersetoriais).

Além do contato com os técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o grupo também será recebido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), pela Secretaria Geral de Governo (SGG), para a apresentação da Sala de Gestão, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), fará visitas ao Grupo Hospitalar Conceição, e à unidade de saúde comunitária, e à Comunidade Quilombola, no Bairro Glória. A comitiva discutirá com a Escola de Saúde Pública, da SES, uma proposta de cooperação de educação permanente entre ESP/SES e ESP/Níger.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe