Segunda etapa da vacinação contra a pólio ocorre no próximo sábado

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

As crianças menores de cinco anos receberão, no próximo sábado (13), a segunda dose da vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A Secretaria Estadual da Saúde destaca que a proteção contra a enfermidade apenas estará garantida mediante a nova etapa da imunização.

A meta é repetir no Rio Grande do Sul os mesmos números registrados na primeira etapa (ocorrida em junho), quando a cobertura da população nesta faixa etária foi próxima dos 99%, enquanto o recomendável é atingir os 95%. Na oportunidade, mais de 650 mil crianças foram vacinadas, de um total de 658,7 mil. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e em outros pontos extras definidos pelos municípios.

A vacinação contra a pólio é importante para manter o País livre da circulação do vírus, que foi registrado, pela última vez no Brasil, em 1989. Contudo, 26 países ainda registram casos, sendo quatro deles endêmicos (Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão).

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Apesar de na maioria das vezes não evoluir para o óbito, a criança infectada adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe