Peculiaridades da culinária gaúcha

Caderno gastronômico divulga sabores do sul

Por
· 2 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Com o objetivo de divulgar os sabores e peculiaridades da culinária gaúcha, o Grupo de Trabalho (GT) de Gastronomia Regional do Palácio Piratini, estrutura ligada a Casa Civil, aproveitou a Copa do Mundo para potencializar a diversidade gastronômica do Estado, divulgando o caderno explicativo "Copa 2014: A Gastronomia entra em Campo". O material é disponibilizado no portal da Copa do Mundo do Governo do Estado, no Guia do Turista, localizado no espaço Conheça o RS, e também em estabelecimentos gastronômicos de Porto Alegre.

O material apresenta uma seleção de pratos e bebidas típicas para que os turistas possam conhecer as diversas receitas da culinária do Estado. A partir do resgate e criação de pratos típicos, da valorização de cervejas, vinhos e cachaças, o GT coloca em destaque o turismo, a cultura e a atividade agropecuária dos municípios na geração de novas fontes de trabalho, emprego e renda. Além disso, é possível conhecer a estrutura do grupo de trabalho, a história do Rio Grande do Sul e da sua produção agropecuária, como também a agricultura familiar e produção de orgânicos, com destaque para alguns pratos e produtos emblemáticos da gastronomia do Rio Grande do Sul. 

Fotos de salgados e doces, pratos quentes e frios ilustram o caderno, que também aborda e dá exemplos de bebidas regionais, como o vinho, cerveja, cachaça artesanal, Jurupiga, entre outros, com destaque para a tradicional e mais típica bebida do Estado, o chimarrão. Conforme a coordenadora do GT e responsável pela Ala Residencial do Palácio Piratini, Jussara Dutra, o material serve como subsídio para bares e restaurantes no melhor atendimento aos turistas. “Atualmente 1/3 do que o turista gasta é com alimentação, buscando em cada região pratos da culinária local. O desconhecimento sobre a diversidade nos desafiou a preparar um material que pudesse apresentar ao mundo o que temos de melhor, que é a riqueza da nossa diversidade”, destacou Jussara.

“A questão da culinária é fundamental no turismo de qualquer país, e cresce cada vez mais no mundo inteiro. Países como a Espanha trabalham diretamente com o turismo gastronômico e o nosso Estado tem todos os elementos para construir importantes e saborosos roteiros. Temos um caminho bastante promissor pela frente, com viés econômico e consequências animadoras”, disse.

Durante a realização da Copa do Mundo em Porto Alegre, o grupo pretende apresentar ao turista as belezas naturais de todas as regiões do Estado, assim como sua história, costumes e o papel da gastronomia, que ocupa um lugar de destaque no Estado. Os pratos escolhidos para o caderno são um ensaio daquilo que o turista irá encontrar, mas que possibilitará o início de uma viagem inesquecível às raízes da cultura gaúcha.

O GT é formado por representantes de 64 entidades entre universidades e faculdades ligadas aos cursos de Gastronomia, Turismo, Nutrição e Hotelaria, Secretarias de Estado, representantes de Instituições, Sindicatos e associações ligadas aos setores de alimentação e bebidas. Conta, ainda, com a participação de profissionais da área, entre chefs e cozinheiros.

Gostou? Compartilhe