Organização Mundial da Saúde declara pandemia do novo coronavírus

O Covid-19 já infectou mais de 100 mil pessoas em todo o mundo

Por
· 1 min de leitura

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, oficialmente nesta quarta-feira (11), pandemia do novo coronavírus. 

O Covid-19 já infectou mais de 110 mil pessoas ao redor do mundo desde dezembro, quando os primeiros pacientes começaram a ser diagnosticados com o vírus em Wuhan, na China. 

De acordo com os relatórios mais atualizados da entidade de saúde, na América Latina, Argentina e Colômbia já iniciaram protocolos emergenciais de isolamento. A medida pode afetar as competições esportivas nos respectivos países e as Eliminatórias da Copa do Mundo, agendadas para iniciar em 26 de março. "Consideramos que o COVID-19 pode ser caracterizado como uma pandemia", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva na sede das Nações Unidas (ONU), em Genebra. 

Unesco

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) afirmou que autoridades educacionais no mundo concordaram em trabalhar em conjunto para que alunos possam continuar estudando em meio às interrupções provocadas pelo coronavírus.

Na tera-feira (10), a diretora-geral Audrey Azoulay promoveu videoconferência em caráter de emergência. Representantes de mais de 70 países participaram, incluindo ministros da Educação.

Segundo a Unesco, os participantes discutiram meios de manter oportunidades educacionais a estudantes, já que muitas escolas encontram-se fechadas na Ásia, Europa, no Oriente Médio e na América do Norte.

A agência diz que planeja trabalhar com a Microsoft e outras organizações para desenvolver softwares capazes de permitir que alunos estudem em casa.

A Unesco planeja ainda montar uma força-tarefa para elaborar medidas concretas.

De acordo com observadores, os desafios podem incluir como fornecer apoio a estudantes que não entendem inglês ou outros idiomas mais difundidos, além de como prestar assistência àqueles sem acesso à internet.

Pandemia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma doença só é considerada pandemia quando reúne três condições: o aparecimento de uma nova enfermidade, possuir um agente cuja infecção em humanos causa uma doença séria e o agente se espalhar facilmente e conseguir se sustentar no organismo humano. O Covid-19, segundo o monitoramento da agência de saúde, já infectou pessoas em todos os continentes do mundo, exceto na Antártida. 

Gostou? Compartilhe