Aqueça o seu inverno

As sopas são o prato perfeito para os dias mais frios, além de serem opções fáceis de preparar, com feitas com ingredientes acessíveis e muito saborosas

Escrito por
,
em
A sopa cremosa de legumes com queijo, além de nutritiva, é bastante saborosa

Notamos que você gosta de ler nossas matérias.

Você já leu várias nas últimas horas, para continuar lendo gratuitamente, crie sua conta.

Ter uma Conta ON te da várias vantagens como:

  • Ler matérias sem limite;
  • Marcar matérias como lida;
  • Conteúdo inteligente.
Criar contaAcessar
Você prefere ouvir essa matéria?

Já estamos há mais de um mês na estação mais gelada do ano e ainda teremos muitos dias de baixas temperaturas pela frente, já que o inverno só chega ao fim no dia 22 de setembro. Maneiras de nos mantermos quentinhos é o que não falta: aquecedores, cobertores de lã e algumas comidinhas podem nos ajudar nessa missão.

Por falar em comidinhas, a sopa é coringa para o período. Além de ser uma ótima opção para aquecer o corpo, o prato pode ser preparado com ingredientes comuns do dia a dia e fáceis de encontrar, como legumes variados e carnes, ou se preferir algo mais sofisticado, pode utilizar frutos do mar. Fica uma delícia, é verdade, mas não é só no sabor que a sopa se destaca. Repleto de nutrientes, esse prato também é excelente para quem procura manter uma alimentação equilibrada, mas não abre mão daquele tempero especial. Pensando nisso, com a ajuda da marca de alimentos Isabela, separamos duas receitas deliciosas: a sopa cremosa de legumes com queijo e a sopa de grão de bico.

 

Sopa cremosa de legumes com queijo

Ingredientes (8 porções):

½ pacote de massa caramujinho com ovos

3 colheres (sopa) de óleo

1 cebola média picada

3 dentes de alho picados

4 tomates sem pele e sem sementes em cubinhos

2 batatas médias em cubinhos

2 abobrinhas médias em cubinhos

2 cenouras médias em cubinhos

2 mandioquinhas médias em cubinhos

150g de vagem em cubinhos

2 tabletes de caldo de legumes

1 xícara (chá) de queijo parmesão

Sal e salsinha a gosto

Molho branco:

1 ½ colher (sopa) de manteiga ou margarina

1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo

500ml de leite

Sal e noz moscada a gosto

Farofa de biscoito:

200g de biscoito cracker gergelim

3 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho picados

Ervas variadas a gosto picadas (alecrim, manjericão, salsa, orégano, tomilho, entre outras)

Modo de preparo: Em uma panela grande, aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho e os tomates. Junte os legumes, 2 ½ litros de água e os tabletes de caldo de legumes. Acerte o sal e deixe cozinhar por 30 minutos. Acrescente a massa e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos ou até que fique “al dente” (macio, porém resistente à mordida). Em uma panela média, aqueça a manteiga ou a margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos. Acerte o sal e tempere com a noz moscada. Retire do fogo e reserve. Prepare a farofa de biscoito, batendo o biscoito cream cracker no liquidificador até obter uma farofa. Em uma frigideira média, aqueça o azeite, refogue o alho, acrescente a farofa de biscoito e as ervas e deixe fritar por 2 minutos. Acrescente o molho branco e o queijo parmesão na sopa e mexa delicadamente. Retire do fogo e sirva imediatamente polvilhada com a farofa de biscoito.

 

Sopa de Grão de Bico

Ingredientes (8 porções):

300g de grão de bico

3 colheres (sopa) de óleo

1 cebola média, picada

2 dentes de alho, picados

500g de músculo

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

Sal e pimenta-do-reino a gosto

3 tabletes de caldo de legumes

200g de macarrão com ovos

 

Farofa de biscoito:

200g de biscoito cream cracker

3 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho picados

Salsa a gosto picada

Modo de preparo: Deixe o grão de bico de molho por 6 horas. Em uma panela média, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Junte o extrato de tomate, o músculo e tempere com sal e pimenta-do-reino, refogue bem e reserve. Em uma panela grande, ferva 3 litros de água, junte os tabletes de caldo de legumes e mexa até desmanchar. Acrescente o músculo refogado e o grão de bico e deixe cozinhar por 50 minutos. Retire o músculo da panela, desfie e acrescente na sopa novamente. Junte o macarrão e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos ou até que fique “al dente” (macio, porém resistente à mordida). Enquanto isso, prepare a farofa de biscoito, batendo o biscoito no liquidificador até obter uma farofa. Em uma frigideira média, aqueça o azeite, refogue o alho, acrescente a farofa de biscoito e a salsa e deixe fritar por 2 minutos. Retire a sopa do fogo e sirva imediatamente polvilhada com a farofa de biscoito.

Gostou? Compartilhe